Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/3077
Título: | O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
Autor: | Saraiva, Manuel Joaquim Ponte, João Pedro da |
Palavras-chave: | Conhecimento profissional Professional knowledge Desenvolvimento profissional Professional development Trabalho colaborativo Collaborative work Reflexão Reflection Ensino da Matemática Mathematics teaching Curriculum Currículo |
Data: | 2003 |
Editora: | Associação dos Professores de Matemática |
Citação: | Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. |
Resumo: | Este artigo relata um estudo cujo objectivo era identificar factores que influenciam o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, no quadro da realização de trabalhos colaborativos, em ligação directa com a prática lectiva. Entre 1993 e 1997, dois professores de Matemática do ensino secundário e um investigador trabalharam na concretização dos novos programas desta disciplina. As reuniões da equipa foram audio-gravadas e transcritas e as aulas observadas dos dois professores foram gravadas em vídeo e transcritas. Paralelamente ao trabalho lectivo e de reflexão sobre as aulas, foram elaborados pareceres sobre as orientações curriculares, preparadas e proferidas comunicações em encontros de professores e elaborados artigos para revistas de educação matemática. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva que o desenvolvimento profissional é um processo que se realiza ao longo de períodos alargados de tempo e que a observação de aulas de outros professores constitui um poderoso ponto de partida para a reflexão sobre a prática profissional. Este estudo evidencia três factores susceptíveis de promover o desenvolvimento profissional: (i) o enquadramento favorável à experimentação e ao desenvolvimento profissional; (ii) o trabalho de equipa desenvolvido de forma reflexiva, segundo o ritmo, necessidades e interesse dos professores, no contexto natural do trabalho da escola; e (iii) o desejo de inovar e de fazer melhor. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/3077 |
ISSN: | 0872-3915 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
03-Saraiva-Ponte(Quadrante).pdf | 92,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.