Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/3077
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 25 | por |
degois.publication.lastPage | 52 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Quadrante | por |
dc.contributor.author | Saraiva, Manuel Joaquim | - |
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-11T10:09:29Z | - |
dc.date.available | 2011-04-11T10:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Saraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52. | por |
dc.identifier.issn | 0872-3915 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/3077 | - |
dc.description.abstract | Este artigo relata um estudo cujo objectivo era identificar factores que influenciam o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, no quadro da realização de trabalhos colaborativos, em ligação directa com a prática lectiva. Entre 1993 e 1997, dois professores de Matemática do ensino secundário e um investigador trabalharam na concretização dos novos programas desta disciplina. As reuniões da equipa foram audio-gravadas e transcritas e as aulas observadas dos dois professores foram gravadas em vídeo e transcritas. Paralelamente ao trabalho lectivo e de reflexão sobre as aulas, foram elaborados pareceres sobre as orientações curriculares, preparadas e proferidas comunicações em encontros de professores e elaborados artigos para revistas de educação matemática. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva que o desenvolvimento profissional é um processo que se realiza ao longo de períodos alargados de tempo e que a observação de aulas de outros professores constitui um poderoso ponto de partida para a reflexão sobre a prática profissional. Este estudo evidencia três factores susceptíveis de promover o desenvolvimento profissional: (i) o enquadramento favorável à experimentação e ao desenvolvimento profissional; (ii) o trabalho de equipa desenvolvido de forma reflexiva, segundo o ritmo, necessidades e interesse dos professores, no contexto natural do trabalho da escola; e (iii) o desejo de inovar e de fazer melhor. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação dos Professores de Matemática | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Conhecimento profissional | por |
dc.subject | Professional knowledge | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Professional development | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Collaborative work | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Reflection | por |
dc.subject | Ensino da Matemática | por |
dc.subject | Mathematics teaching | por |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
03-Saraiva-Ponte(Quadrante).pdf | 92,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.