Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3077
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage25por
degois.publication.lastPage52por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleQuadrantepor
dc.contributor.authorSaraiva, Manuel Joaquim-
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da-
dc.date.accessioned2011-04-11T10:09:29Z-
dc.date.available2011-04-11T10:09:29Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSaraiva, M., & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52.por
dc.identifier.issn0872-3915-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/3077-
dc.description.abstractEste artigo relata um estudo cujo objectivo era identificar factores que influenciam o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, no quadro da realização de trabalhos colaborativos, em ligação directa com a prática lectiva. Entre 1993 e 1997, dois professores de Matemática do ensino secundário e um investigador trabalharam na concretização dos novos programas desta disciplina. As reuniões da equipa foram audio-gravadas e transcritas e as aulas observadas dos dois professores foram gravadas em vídeo e transcritas. Paralelamente ao trabalho lectivo e de reflexão sobre as aulas, foram elaborados pareceres sobre as orientações curriculares, preparadas e proferidas comunicações em encontros de professores e elaborados artigos para revistas de educação matemática. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva que o desenvolvimento profissional é um processo que se realiza ao longo de períodos alargados de tempo e que a observação de aulas de outros professores constitui um poderoso ponto de partida para a reflexão sobre a prática profissional. Este estudo evidencia três factores susceptíveis de promover o desenvolvimento profissional: (i) o enquadramento favorável à experimentação e ao desenvolvimento profissional; (ii) o trabalho de equipa desenvolvido de forma reflexiva, segundo o ritmo, necessidades e interesse dos professores, no contexto natural do trabalho da escola; e (iii) o desejo de inovar e de fazer melhor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação dos Professores de Matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConhecimento profissionalpor
dc.subjectProfessional knowledgepor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleO trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemáticapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03-Saraiva-Ponte(Quadrante).pdf92,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.