Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Escala de Avaliação do Autoconceito de Adolescentes: Versão do Piers-Harris Reduzida a 30 Itens em Escala 1-6

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O autoconceito, enquanto construto multidimensional, tem merecido uma atenção especial por parte da comunidade científica. Associado aos diversos estudos realizados, concretamente na utilização de escalas, com qualidades psicométricas, ainda há muito trabalho por realizar. Ainda que exista uma diversidade de escalas de avaliação do autoconceito dos indivíduos (Veiga, 2012), a revisão da literatura efetuada relativamente à existência de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional, em vários grupos laborais, revela-se escassa (Esteves, 1996; Esteves & Veiga, 1996; Veiga et al., 2006; Veiga et al., 2003). Este estudo apresenta a construção do questionário “Escala de avaliação do autoconceito de adolescentes: Versão do Piers-Harris reduzida a 30 itens em escala 1-6“, partindo da versão portuguesa - adaptada por Veiga (2006), Veiga e Domingues (2012) -- da escala Piers- Harris Children’s Self-Concept Scale (Piers & Herzberg, 2002). Este estudo envolveu 440 adolescentes, de ambos os sexos. As qualidades psicométricas, a consistência interna e a validade externa foram analisadas. A análise fatorial enlevou seis fatores: comportamento, ansiedade, estatuto intelectual, popularidade, aparência física e felicidade, cada um com cinco itens. Esta análise permitiu encontrar uma Short Scale com 30 itens que, excedendo a percentagem de variância de versões anteriores, trouxe melhores níveis de fiabilidade. Os resultados permitiram apresentar esta Short Scale com qualidades psicométricas, podendo ser utilizada nas investigações educacionais, nomeadamente no estudo do autoconceito em adolescentes e jovens. Esta escala pode constituir um novo instrumento de trabalho, com utilidade para psicólogos, professores e outros profissionais de educação.

Description

Keywords

Autoconceito Adolescentes Escala de avaliação Validação

Pedagogical Context

Citation

Veiga, F. H., & Leite, A. (2016). Escala de avaliação do autoconceito de adolescentes: Versão do Piers-Harris reduzida a 30 itens em escala 1-6. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education - Motivation for academic performance (pp. 77-89). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa. Instituto de Educação

CC License