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Advisor(s)
Abstract(s)
O autoconceito, enquanto construto multidimensional, tem merecido uma atenção
especial por parte da comunidade científica. Associado aos diversos estudos
realizados, concretamente na utilização de escalas, com qualidades psicométricas,
ainda há muito trabalho por realizar. Ainda que exista uma diversidade de escalas
de avaliação do autoconceito dos indivíduos (Veiga, 2012), a revisão da literatura
efetuada relativamente à existência de instrumentos de avaliação do autoconceito
profissional, em vários grupos laborais, revela-se escassa (Esteves, 1996; Esteves
& Veiga, 1996; Veiga et al., 2006; Veiga et al., 2003). Este estudo apresenta a
construção do questionário “Escala de avaliação do autoconceito de adolescentes:
Versão do Piers-Harris reduzida a 30 itens em escala 1-6“, partindo da versão
portuguesa - adaptada por Veiga (2006), Veiga e Domingues (2012) -- da escala Piers-
Harris Children’s Self-Concept Scale (Piers & Herzberg, 2002). Este estudo envolveu
440 adolescentes, de ambos os sexos. As qualidades psicométricas, a consistência
interna e a validade externa foram analisadas. A análise fatorial enlevou seis fatores:
comportamento, ansiedade, estatuto intelectual, popularidade, aparência física e
felicidade, cada um com cinco itens. Esta análise permitiu encontrar uma Short Scale
com 30 itens que, excedendo a percentagem de variância de versões anteriores,
trouxe melhores níveis de fiabilidade. Os resultados permitiram apresentar esta Short Scale com qualidades psicométricas, podendo ser utilizada nas investigações
educacionais, nomeadamente no estudo do autoconceito em adolescentes e jovens.
Esta escala pode constituir um novo instrumento de trabalho, com utilidade para
psicólogos, professores e outros profissionais de educação.
Description
Keywords
Autoconceito Adolescentes Escala de avaliação Validação
Pedagogical Context
Citation
Veiga, F. H., & Leite, A. (2016). Escala de avaliação do autoconceito de adolescentes: Versão do Piers-Harris reduzida a 30 itens em escala 1-6. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education - Motivation for academic performance (pp. 77-89). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
Publisher
Universidade de Lisboa. Instituto de Educação