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A presente dissertação é dedicada à investigação da actividade criativa dos três membros do grupo de arte "Luxuries", formado na URSS nos anos 80-90 do século
passado.
O sistema socialista mais forte na história da Eurásia deixa de existir com o início da Perestroika, em 1987, iniciada no sentido da democratização da sociedade soviética por Mikhail Gorbatchov.
Desde então, os espetadores têm a possibilidade de contemplar as obras de arte dos mestres da produção mundial e nacional, até então proibidas, e que tinham sido retiradas dos acervos dos museus. Tornam-se
populares as vanguardas russas do início do século XX, o Modernismo Ocidental e, também, a arte não oficial de underground da primeira geração de emigrantes e de artistas meio clandestinos de Moscovo e Leningrado
(São Petersburgo) dos anos 50-80.
Apesar da popularidade de Mikhail Gorbatchov, a crise económica levou o Estado ao abismo, à ajuda humanitária por parte da Europa Ocidental e o principal resultado da perestroika passou a ser o término do período soviético de desenvolvimento na história
da Rússia no início dos anos 90.
Nestas condições económicas complicadas, mas já no espaço pós-soviético meio livre de totalitarismo, os artistas que nos interessam (V. Morozov, A. Lishnevskiy e A. Chernov) juntam-se no âmbito do movimento
sociocultural não oficial de underground e criam a concecão do seu próprio estilo começando a distinguir-se das outras uniões artísticas pela sua estética de identificação pessoal, que respondia
às exigências e normas da escola modernista ocidental do século XX no mundo da arte. A liberdade de expressão e novas tendências na vida espiritual e social tornaram-se o leitmotiv do desenvolvimento
cultural do grupo de arte "Luxuries".
Um dos motivos mais importantes que levou a autora à tentaiva da escrita do projeto sobre o grupo de arte "Luxuries" foi a saída da Rússia, em 1993, de uma enorme coleção artística (aproximadamente 500 obras) do
grupo acima referido para uma exposição-leilão na galeria "Singel 37", na Holanda, que resultou na alienação forçada de todos os objetos de arte, que são considerados perdidos até aos dias de hoje. Em resultado, a
união de arte "Luxuries", tal como toda a sua arte mitológica e existencial, torna-se um mito histórico, pois até agora não há nenhuma informação sobre a desaparecida coleção "Luxuries from Russia".
Mas esperemos que a cativante história do grupo em questão, redigida com base no material criteriosamente compilado e na produção artística dos elementos do grupo, ajude a constituir uma perspetiva
especial de interação da união não oficial russa de arte "Luxuries" com a arte contemporânea ocidental.
Em conclusão, assinalamos que na nossa investigação foram estudadas e analisadas, com base nas fontes de história de arte russas e europeias, o conceito, a essência e a especificidade funcional da tendência
cultural underground. Foram estudados os principais aspetos que permitem inserir justamente o underground da época da URSS no quadro geral do passado histórico da arte Russa, Europeia e Norte Americana
da segunda metade do século XX.
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Keywords
Arte - Rússia - séc.20 Contra-cultura - Rússia Teses de mestrado - 2015
