Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O grupo de arte informal Luxuries: um exemplo de underground nos anos 1980-1990 na URSS

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfl200609_tm.pdf22.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação é dedicada à investigação da actividade criativa dos três membros do grupo de arte "Luxuries", formado na URSS nos anos 80-90 do século passado. O sistema socialista mais forte na história da Eurásia deixa de existir com o início da Perestroika, em 1987, iniciada no sentido da democratização da sociedade soviética por Mikhail Gorbatchov. Desde então, os espetadores têm a possibilidade de contemplar as obras de arte dos mestres da produção mundial e nacional, até então proibidas, e que tinham sido retiradas dos acervos dos museus. Tornam-se populares as vanguardas russas do início do século XX, o Modernismo Ocidental e, também, a arte não oficial de underground da primeira geração de emigrantes e de artistas meio clandestinos de Moscovo e Leningrado (São Petersburgo) dos anos 50-80. Apesar da popularidade de Mikhail Gorbatchov, a crise económica levou o Estado ao abismo, à ajuda humanitária por parte da Europa Ocidental e o principal resultado da perestroika passou a ser o término do período soviético de desenvolvimento na história da Rússia no início dos anos 90. Nestas condições económicas complicadas, mas já no espaço pós-soviético meio livre de totalitarismo, os artistas que nos interessam (V. Morozov, A. Lishnevskiy e A. Chernov) juntam-se no âmbito do movimento sociocultural não oficial de underground e criam a concecão do seu próprio estilo começando a distinguir-se das outras uniões artísticas pela sua estética de identificação pessoal, que respondia às exigências e normas da escola modernista ocidental do século XX no mundo da arte. A liberdade de expressão e novas tendências na vida espiritual e social tornaram-se o leitmotiv do desenvolvimento cultural do grupo de arte "Luxuries". Um dos motivos mais importantes que levou a autora à tentaiva da escrita do projeto sobre o grupo de arte "Luxuries" foi a saída da Rússia, em 1993, de uma enorme coleção artística (aproximadamente 500 obras) do grupo acima referido para uma exposição-leilão na galeria "Singel 37", na Holanda, que resultou na alienação forçada de todos os objetos de arte, que são considerados perdidos até aos dias de hoje. Em resultado, a união de arte "Luxuries", tal como toda a sua arte mitológica e existencial, torna-se um mito histórico, pois até agora não há nenhuma informação sobre a desaparecida coleção "Luxuries from Russia". Mas esperemos que a cativante história do grupo em questão, redigida com base no material criteriosamente compilado e na produção artística dos elementos do grupo, ajude a constituir uma perspetiva especial de interação da união não oficial russa de arte "Luxuries" com a arte contemporânea ocidental. Em conclusão, assinalamos que na nossa investigação foram estudadas e analisadas, com base nas fontes de história de arte russas e europeias, o conceito, a essência e a especificidade funcional da tendência cultural underground. Foram estudados os principais aspetos que permitem inserir justamente o underground da época da URSS no quadro geral do passado histórico da arte Russa, Europeia e Norte Americana da segunda metade do século XX.

Description

Keywords

Arte - Rússia - séc.20 Contra-cultura - Rússia Teses de mestrado - 2015

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License