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A Humanidade da Razão

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O presente estudo […] visa mostrar […] que o pensamento de Feuerbach é mobilizado por uma intuição central, que deve mesmo ser considerada como o seu problema único: a instauração simultânea de um modelo humano da razão e de uma concepção integral do ser humano. Assim, pensar a natureza da razão é o mesmo que pensar a natureza do homem, dois aspectos que começam por despontar como paralelos, mas que virão a coincidir num único problema. Fundar a natureza humana da razão significa buscá-la nos seres humanos existentes, seus únicos sujeitos e protagonistas, para neles e a partir deles colher as suas dimensões essenciais constitutivas. A filosofia de Feuerbach torna-se necessariamente numa Antropologia, não na acepção de uma restrita doutrina do humano, mas no sentido totalizador de filosofia fundamental, susceptível de responder por sua vez e de um modo renovado às grandes questões de toda a filosofia; uma simbiose entre racionalidade e humanidade que os Princípios da Filosofia do Futuro deixaram bem expressa na formulação condensada – “Só o humano é o verdadeiro e o real; pois só o humano é o racional, o homem a medida da razão”.

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Feuerbach, Ludwig, 1804-1872 - Crítica e interpretação Antropologia Filosófica Humanidade Razão

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Fundação Calouste Gulbenkian

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