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Abstract(s)
O presente texto tem como propósito genérico propor uma reflexão acerca da difusão de inovações no âmbito do reformismo pedagógico subjacente ao republicanismo português. Procuraremos, mais concretamente, delimitar os contornos do chamado “ensino intuitivo”, em particular da sua mais conhecida forma de expressão, as “lições de coisas”, tal como se desenvolveram nas primeiras décadas do século XX. Não é nossa intenção isolar a República como momento privilegiado de reforma pedagógica, mesmo sabendo que o momento lhe foi favorável. Muitas das propostas inovadoras que aí marcam presença vêm na continuidade de idêntico movimento que percorre as décadas finais do século XIX, ainda que com outra intensidade e diferenciadamente contextualizadas. Como é hoje amplamente reconhecido, o tempo pedagógico não decorre estritamente do tempo político, além de que o estudo da República só terá a ganhar com olhares que não a absolutizem como lugar de progresso. Usaremos como fontes deste estudo compêndios de pedagogia produzidos nas primeiras três décadas do século XX, por nós estudados noutro contexto (Pintassilgo, 2006), compêndios de lições de coisas que circularam em Portugal durante o mesmo período e artigos da imprensa de educação e ensino.
Description
Keywords
Reformismo Pedagógico Lições de coisas Ensino intuitivo
Pedagogical Context
Citation
O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui: Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal (E-book)
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
