Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10400.5/98776
Title: | Inadequações pragmáticas no uso do português por aprendentes chineses de PLE : o caso dos pedidos e das ordens |
Author: | Yu, Jing |
Advisor: | Gouveia, Carlos Alberto Marques |
Defense Date: | 7-Jan-2025 |
Abstract: | A crescente relevância do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) na China, devido ao reforço das relações entre a China e os países de língua portuguesa, realça a necessidade de abordagens pedagógicas focadas nas competências pragmáticas, cruciais para uma comunicação eficaz e culturalmente apropriada.
Esta tese fundamenta-se na teoria dos Atos de Fala e nos modelos de delicadeza linguística, abordando também a análise da transferência linguística. O objetivo é investigar as principais inadequações pragmáticas manifestadas pelos aprendentes chineses de PLE, com um foco especial nos atos diretivos de pedido e de ordem.
Utiliza-se predominantemente o teste de DCT (Discourse Completion Test), com a participação de mais de duzentos informantes, incluindo estudantes universitários chineses e falantes nativos portugueses, num estudo contrastivo destinado a identificar as dificuldades específicas em contextos interativos variados. A pesquisa é enriquecida pela análise das produções escritas de mais de cinquenta aprendentes, visando avaliar a sua competência pragmática na escrita.
Os resultados apontam para desafios como a imprecisão lexical, o uso inadequado das fórmulas de cortesia e as dificuldades na adaptação aos níveis de formalidade exigidos. A influência da transferência linguística, tanto do chinês quanto do inglês como segunda língua, é significativa, resultando frequentemente em transferências negativas que comprometem a competência pragmática dos aprendentes.
Este trabalho não apenas clarifica os desafios enfrentados pelos aprendentes chineses de PLE, mas também propõe abordagens pedagógicas inovadoras, como a integração de materiais autênticos e o desenvolvimento de simulações, sublinhando a importância da formação pragmática desde as fases iniciais do ensino de PLE, para preparar os aprendentes para interações interculturais eficazes. The growing relevance of teaching Portuguese as a Foreign Language (PFL) in China, due to the strengthening of relations between China and Portuguese-speaking countries, highlights the need for pedagogical approaches focused on pragmatic skills, crucial for effective and culturally appropriate communication. This thesis is grounded in the theory of Speech Acts and the models of linguistic politeness, also encompassing the analysis of linguistic transfer. The objective is to investigate the main pragmatic inadequacies manifested by Chinese learners of PFL, with a special focus on directive acts of request and command. Primarily utilizing the Discourse Completion Test, the study involves over two hundred informants, including Chinese university students and native Portuguese speakers, in contrastive studies aimed at identifying specific difficulties in varied interactive contexts. The research is further enriched by the analysis of written productions from more than fifty learners, aiming to assess their pragmatic competence in writing. The results indicate challenges such as lexical imprecision, inappropriate use of politeness formulas, and difficulties in adapting to required levels of formality. The influence of linguistic transfer, both from Chinese and English as a second language, is significant, often resulting in negative transfers that compromise the learners’ pragmatic competence. This work not only clarifies the challenges faced by Chinese learners of PFL but also proposes innovative pedagogical approaches, such as the integration of authentic materials and the development of simulations, underscoring the importance of pragmatic training from the initial stages of PFL education, to prepare learners for effective intercultural interactions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98776 |
Designation: | Doutoramento em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda |
Appears in Collections: | FL - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ulfljyu_td.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.