Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10400.5/98097
Title: | A moda em azul: a representação pictórica da azulejaria das “figuras de convite” em exposição no Museu Berardo Estremoz |
Other Titles: | Fashion in blue: a pictorial representation of the “inviting figures” tiles on display at the Museu Berardo Estremoz |
Author: | Augusto, Michele |
Keywords: | Património Cultural Figuras de Convite História da Moda Iconografia Azulejaria Século XVIII Indumentária Semiologia Museu Berardo Estremoz |
Issue Date: | 30-Dec-2024 |
Publisher: | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - FBAUL | CIEBA | Vicarte |
Citation: | In: Revista Largo das Belas-Artes, vol.3, n.º3 (dez.2024), p. 126-136 |
Series/Report no.: | Arquiteturas Brilhantes; |
Abstract: | Esta conferência investiga a representação pictórica dos trajes contidos nas figuras pertencentes à coleção de azulejaria de “figuras de convite” em exposição no Museu Berardo Estremoz, de Lisboa. Propõe uma análise de algumas figuras dos painéis de azulejos confeccionados pelos artistas Nicolau de Freitas, Domingos de Almeida e Valentim de Almeida. Realizadas entre os anos de 1730., pretende-se observar os principais aspectos da indumentária de transição entre Barroco tardio, Regência e Rococó nos trajes das figuras e suas modelagens. No intuito de explicitar os elementos constituintes dos trajes e sua relação com o seu tempo e apresentar a codificação contida nas figuras de convite. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/98097 |
ISSN: | 2184-9056 |
Publisher Version: | https://sites.google.com/edu.ulisboa.pt/encontros-largo-belas-artes/revista-largo-das-belas-artes |
Appears in Collections: | FBA-CIEBA: Revista Largo das Belas-Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A_moda_em_azul_arquiteturas_brilhantes_michele_augusto.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.