Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Um problema de alocação de navios num porto admitindo a sua deslocação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM-ALM-2024.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A alocação de navios nas secções de um porto é um problema muito importante na gestão portuária, uma vez que impacta diretamente todas as outras atividades. Este problema é denominado Berth Allocation Problem e é habitualmente estudado sem que seja considerada a possibilidade de alterar a posição dos navios durante o tempo em que se encontram no cais. O foco deste Trabalho Final de Mestrado é a aplicação da possibilidade de deslocação de navios entre secções, durante a sua carga ou descarga, de modo a criar espaço para o atraque de outros navios que estejam à espera para atracar. Inicialmente são apresentadas três formulações em programação linear inteira mista: uma sem a possibilidade de deslocação e duas com essa possibilidade. Como o problema em questão não pode ser resolvido em tempo útil através de métodos exatos devido à sua complexidade, foram desenvolvidas heurísticas baseadas na heurística Bottom-Left. São apresentadas três heurísticas, uma das quais sem possibilidade de deslocação, mas que serve como base para a criação das restantes. De modo a retirar conclusões relativamente à utilização da deslocação no problema em questão, foram utilizados três conjuntos de instâncias, variando na taxa de chegada dos navios e na dimensão. As formulações desenvolvidas apenas foram aplicadas a instâncias de menor dimensão e as formulações com deslocação apresentaram melhores resultados quando foram considerados navios já atracados. As heurísticas foram aplicadas aos três conjuntos de instâncias e obtiveram melhores resultados do que a formulação sem deslocação nas instâncias de maior dimensão.
The allocation of ships in the berthing sections of a dock is a very important problem in port management, because it directly impacts all other activities. This problem is known as the Berth Allocation Problem and is usually studied without considering the possibility of shifting the position of docked ships. The focus of this work is to apply the possibility of shifting the berthing sections of ships, during their loading and unloading operations, to create space for other ships awaiting to dock. Initially, three formulations in mixed integer linear programming are presented: one without the possibility of shifting ships and two with that possibility. As the problem cannot be solved in reasonable time using exact methods, heuristics based on the heuristic Bottom-Left were developed. Three heuristics are introduced, the first one does not consider the possibility of shifting ships, but it serves as a basis for the remaining ones. To draw conclusions regarding the possibility of shifting ships in this problem, three sets of instances were used, varying in arrival rate of ships and dimension. The formulations were only applied to the instances with smaller dimensions and the formulations with shifting were able to achieve better results when considering already docked ships. The heuristics were applied to the three sets of instances and were able to achieve better results than the formulation without shifting in the instances with larger dimensions.

Description

Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial

Keywords

Berth Allocation Problem Deslocação Heurística Bottom Left Berth Allocation Problem Shifting Bottom-Left Heuristics

Pedagogical Context

Citation

Madeira, Alessia Lopes (2024). “Um problema de alocação de navios num porto admitindo a sua deslocação”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

CC License