Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/95662
Title: Efeitos da análise de cenas de filmes de animação sobre a aprendizagem em estudantes do 1º ciclo de escolaridade
Author: Alves, Mariana Coutinho Marques
Advisor: Duarte, António Manuel, 1961-
Keywords: Aprendizagem activa
Filme de animação
Análise cinematográfica
Alunos do ensino básico
Dissertações de mestrado - 2022
Defense Date: 11-Jul-2022
Abstract: O presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção psicoeducacional promotora da análise de filmes de animação na temática da aprendizagem escolar na conceção de aprendizagem, na intenção de utilização de uma aprendizagem ativa e na competência de análise daquele tipo de filmes em estudantes do 4º ano de escolaridade. O estudo recorreu a um desenho de investigação baseada no “desenho de experiência de casos múltiplos”, com um grupo de 15 participantes e dois momentos de avaliação (pré- e pós-teste). A conceção de aprendizagem foi avaliada por partes da Entrevista sobre Conceções de Aprendizagem 1º Ciclo (Figueira & Duarte, 2017), e da Entrevista Estruturada sobre Conceções de & Abordagens à Aprendizagem 1º Ciclo - V. 1 (Figueira & Duarte, 2021). A intenção de utilização de uma aprendizagem ativa foi avaliada por um item de resposta múltipla. A competência de análise de filmes de animação foi avaliada por um teste cotado pela Taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Adicionalmente, foi avaliada, por uma questão aberta, a perceção dos participantes sobre eventuais mudanças provocadas pela intervenção. As respostas a todas as questões abertas foram submetidas a análises temáticas de conteúdo. A intervenção consistiu essencialmente no envolvimento dos participantes no visionamento, análise orientada e discussão de filmes ou cenas de filmes ficcionais de animação que contrastam uma aprendizagem “ativa” (abordagem de profundidade à aprendizagem) e uma aprendizagem “passiva” (abordagem de superfície à aprendizagem). Os resultados sugerem que a intervenção psicoeducacional testada facilitou, nalguns participantes, um aumento da conceção qualitativa da aprendizagem, da intenção de utilização de uma aprendizagem “ativa” e da competência de análise de filmes de animação. No mesmo sentido, o estudo revela indícios, através das perceções de alguns dos participantes, de que a intervenção poderá ter promovido o desenvolvimento pessoal, não só a nível geral, como a nível de outros aspetos afetivos, cognitivos, comportamentais, interpessoais e de rendimento académico. No entanto, constatou-se uma grande variabilidade interindividual da resposta dos participantes à intervenção, que sugere que esta pode, nalguns casos, não ser suficiente para operar uma mudança naquelas variáveis. Na conclusão são explicitadas implicações práticas e sugestões para investigações futuras.
This study intends to evaluate the effects of a psychoeducational intervention promoting the analysis of animation films with the thematic of school learning in the conception of learning, in the intention of using active learning and in the competence of analysis of that type of films, in students of the 4th school year. The study used an investigation design based on the "multiple case experience design", with a group of 15 participants and two moments of evaluation (pre- and post-test). Conception of learning was evaluated trough Interview on Conceptions of Learning - Elementary level (Figueira & Duarte, 2017), and the Structured Interview on Conceptions & Approaches to Learning – Elementary level V.1 (Figueira & Duarte, 2021). The intention to use active learning was evaluated by a multiple response item. The competence in analyzing animated films was evaluated by a test quoted by SOLO Taxonomy (Biggs & Collis, 1982). In addition, the participants' perception of any changes caused by the intervention was evaluated by an open question. The answers to all open questions were submitted to thematic content analyses. The intervention consisted essentially of the involvement of the participants in the viewing, oriented analysis and discussion of films or scenes of fictional animated films that contrast an "active" learning (deep approach to learning) and a "passive" learning (surface approach to learning). The results suggest that the tested psychoeducational intervention facilitated, in some participants, an increase in the “qualitative” conception of learning, the intention to use an "active" learning and the competence to analyze animated films. Similarly, the study shows evidence, through the perceptions of some of the participants, that the intervention may have promoted personal development, not only at a general level, but also in terms of other affective, cognitive, behavioural, interpersonal and academic achievement aspects. However, there was a great inter-individual variability in the response of the participants to the intervention, which suggests that this may, in some cases, not be sufficient to operate a change in those variables. In the conclusion, practical implications and suggestions for future investigations are presented.
Description: Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação e Aconselhamento, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/95662
Designation: Mestrado em Psicologia
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulfpie058436_tm.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.