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Authors
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Abstract(s)
Esta tese tem como objetivo procurar respostas para a seguinte pergunta de
partida: Na perceção dos profissionais, qual é a relação que ex
iste entre a liderança
autêntica e os comportamentos positivos nas escolas públicas portuguesas? Nesse
sentido, usamos estudos empíricos, dois quantitativos e um qualitativo, para testar essa
relação com os comportamentos declarados, chamamento e envolvime
nto no trabalho,
por professores e, confiança, pelos diretores das escolas. Concluímos que todos os
elementos essenciais de uma organização autentizótica contribuem para explicar o que
as pessoas esperam potencialmente das suas organizações: condições mate
riais
adequadas e uma contribuição com sentido. Não confirmámos a relação entre a
liderança autêntica (L
A
) e os comportamentos positivos. Isso promoveu mesmo a
possibilidade da influência da L
A
não ser sentida pelos seguidores. No entanto,
verificou
-
se uma
relação positiva e significativa entre o chamamento e o envolvimento
no trabalho. O chamamento moderou ainda, com um resultado positivo e significativo, a
relação entre a L
A
e o envolvimento no trabalho. Concluímos finalmente que a
autoconfiança é uma car
acterística comum dos diretores e que a compassividade e a
assertividade devem combinar
-
se para alcançar a liderança autêntica baseada na
confiança inteligente, o que é descrito num modelo matricial construído a partir dos
dados.This thesis aims to look for answers to the following starting question: What is the
relationship, in the perception of professionals, which exists betwee
n the authentic
leadership and positive behaviors in the Portuguese public schools? Accordingly, we
use empirical studies
, two quantitative and one
qualitative,
about that relationship with
the
declared
behaviors, calling and work engagement, by teachers,
and, trus
t, by the
principals
.
We find that all the core elements of an authentizotic organization contribute
to explain what people potentially expect from their companies: adequate material
conditions plus a meaningful contribution. We don’t confirm the
relationship between
Authentic Leaders
hip (AL) and positive behaviors.
That
even fostered
the possibility of
AL influence could not be felt by
followers
. However, there was a positive significant
relationship between calling and work engagement. Calling ha
d also moderated, with a
positive significant result, the relationship between AL and work engagement. We
finally conclude that self
-
trust
is the principals’ common trait,
and compassionateness
and assertiveness must combine with one another to achieve aut
hentic leadership based
on smart trust, which is outlined in a matrix model built from the data.
Description
Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Comportamento Organizacional
Keywords
Liderança Autêntica Chamamento Confiança Envolvimento no trabalho Organizações autentizóticas