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O chamamento e a confiança na formação de líderes e seguidores autênticos

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Esta tese tem como objetivo procurar respostas para a seguinte pergunta de partida: Na perceção dos profissionais, qual é a relação que ex iste entre a liderança autêntica e os comportamentos positivos nas escolas públicas portuguesas? Nesse sentido, usamos estudos empíricos, dois quantitativos e um qualitativo, para testar essa relação com os comportamentos declarados, chamamento e envolvime nto no trabalho, por professores e, confiança, pelos diretores das escolas. Concluímos que todos os elementos essenciais de uma organização autentizótica contribuem para explicar o que as pessoas esperam potencialmente das suas organizações: condições mate riais adequadas e uma contribuição com sentido. Não confirmámos a relação entre a liderança autêntica (L A ) e os comportamentos positivos. Isso promoveu mesmo a possibilidade da influência da L A não ser sentida pelos seguidores. No entanto, verificou - se uma relação positiva e significativa entre o chamamento e o envolvimento no trabalho. O chamamento moderou ainda, com um resultado positivo e significativo, a relação entre a L A e o envolvimento no trabalho. Concluímos finalmente que a autoconfiança é uma car acterística comum dos diretores e que a compassividade e a assertividade devem combinar - se para alcançar a liderança autêntica baseada na confiança inteligente, o que é descrito num modelo matricial construído a partir dos dados.This thesis aims to look for answers to the following starting question: What is the relationship, in the perception of professionals, which exists betwee n the authentic leadership and positive behaviors in the Portuguese public schools? Accordingly, we use empirical studies , two quantitative and one qualitative, about that relationship with the declared behaviors, calling and work engagement, by teachers, and, trus t, by the principals . We find that all the core elements of an authentizotic organization contribute to explain what people potentially expect from their companies: adequate material conditions plus a meaningful contribution. We don’t confirm the relationship between Authentic Leaders hip (AL) and positive behaviors. That even fostered the possibility of AL influence could not be felt by followers . However, there was a positive significant relationship between calling and work engagement. Calling ha d also moderated, with a positive significant result, the relationship between AL and work engagement. We finally conclude that self - trust is the principals’ common trait, and compassionateness and assertiveness must combine with one another to achieve aut hentic leadership based on smart trust, which is outlined in a matrix model built from the data.

Description

Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Comportamento Organizacional

Keywords

Liderança Autêntica Chamamento Confiança Envolvimento no trabalho Organizações autentizóticas

Pedagogical Context

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