Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/18126
Título: O Banco Mundial e a educação superior nos países em desenvolvimento : o caso de Moçambique
Autor: Macuácua, Edmundo Francisco
Orientador: Castel-Branco, Carlos Nuno das Neves D'Assa
Palavras-chave: Moçambique
Banco Mundial
Ensino Superior
Crescimento económico
Desenvolvimento sustentável
Mozambique
World Bank
Higher Education
Economic Growth
Sustainable Development
Data de Defesa: 2019
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Macuácua, Edmundo Francisco (2019). "O Banco Mundial e a educação superior nos países em desenvolvimento : o caso de Moçambique". Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: Com o presente trabalho procuramos compreender a inflência do Banco Mundial (BM) no desenvolvimento do ensino superior nos países em desenvolvimento e em moçambique em particular. As suas principais conclusões são que, neste processo, aquela instituição financeira internacional tornou-se principal financiador, pesquisador, conselheiro e avaliador das políticas e estratégias do ensino superior dos países em desenvolvimento incluindo o moçambicano com base numa perspetiva de privatização e isso deriva do facto de tais políticas e estratégias serem parte indissociável do processo de reformas económicas e políticas “impostas” pelas instituições de Bretton Woods aos países em desenvolvimento de baixo rendimento que solicitam o seu apoio. Tendo em conta os fatores históricos económicos e institucionais, em Moçambique, o BM prioriza a privatização, a implementação de um processo de responsabilização e prestação de contas inconclusivo (precisa sempre de financiamentos adicionais) e a promoção de um único modelo global de educação que acaba resultando num ensino superior que promove, entre outras coisas, as desigualdades, a irrelevância e a falta de qualidade e equidade. Em suma a intervenção do BM no ensino superior moçambicano, como principal financiador e conselheiro político e estratégico, para além de ter conseguido realizar com sucesso a promoção da sua privatização e mercadização, ainda não atingiu os objetivos melhoria da qualidade, eficiência, relevância, equidade e acesso que, inicialmente, justificaram a sua intervenção. A intervenção do BM em Moçambique não surtiu ainda os efeitos desejados de promoção de um ensino superior que garante maior e melhor acesso, equidade, qualidade, relevância e capacidade de contribuir para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável.
With this work we tried to understand to what extent the World Bank influence the development of Higher Education in developing countries and in Mozambique in particular. Its main conclusions are that in this process the international financial institution became the main financier, researcher, adviser and evaluator of higher education policies and strategies of developing countries including Mozambican based on the privatization perspective. WB policies and strategies for higher education are not isolated documents of planning and management of higher education but part of the process of economic reforms "imposed" by the Bretton Woods institutions. Taking into consideration the historical, economic and institutional factors, in Mozambique, the WB prioritize the privatization, the implementation of the responsabilization and inconclusive accountability process (always requires additional funding) and the promotion of a unique global model of higher education that ends up with a non-feasible education characterized by, among other things, the lack of acess, efficiency, quality, equity and relevance. The role played by the WB on the higher education in Mozambique, as the main sponsor and advisor in politics and strategies, although had achieved the promotion of privatization, did not achieve the standards of efficiency, acess, equity, quality and relevance which initially stated to be helpful. The WB in Mozambique has not yet achieved the desired effects of promoting higher education that guarantees greater and better access, equity, quality, relevance and capacity to contribute to economic growth and sustainable development.
Descrição: Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/18126
Aparece nas colecções:BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
DE - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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