Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/14956
Title: Avaliação de empresas: da oferta e negociação do preço de aquisição com criação de valor
Author: Neves, João Carlos Carvalho das
Issue Date: 1997
Citation: Neves, João Carlos Carvalho das, (1997). " Avaliação de empresas: da oferta e negociação do preço de aquisição com criação de valor". Provas de Agregação. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Esta lição de síntese pretende satisfazer os requisitos definidos no alínea a) do n° 1 do artº 9° do Decreto-Lei no 301172 para efeitos de provas de agregação. A lição enquadra-se no curso de Pós-Graduação em Análise Financeira, na disciplina de Finanças Empresariais, que no 2° ciclo trata da avaliação de investimentos e empresas. Os alunos são todos formados em gestão de empresas ou economia e com vários anos de experiência profissional na área financeira. O objecto da lição é a utilização das metodologias de avaliação financeira de empresas, como instrumento de apoio nos processos de aquisição de empresas, na definição dos preços de aquisição e das estratégias de negociação com vista à criação de valor. Começa por justificar­ se a importância da avaliação na aquisição de empresas. Depois, relembram-se conceitos e questões fundamentais nos métodos de avaliação de empresas pelos fluxos de caixa actualizados e na determinação do valor residual da empresa. Ao iniciar propriamente o objecto da lição, começa por descrever-se o modo como as técnicas de avaliação podem intervir positivamente na preparação das negociações. Para isso, utilizam-se os conceitos de sinergia e de melhor alternativa (BATNA- Best alternative to a negotiated agreement, Fisher e Ury, 1981). A sinergia serve para determinar o valor criado pela aquisição e a melhor alternativa para explicar o intervalo de preços aceitáveis pelas partes para concretizar um acordo. De referir que, ao longo da explicação teórica, vai utilizar-se um caso prático que pretende servir de exemplificação dos conceitos discutidos e para manter a audiência mais interessada no tema. Escolheu-se o caso da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Jerónimo Martins sobre a Sociedade de Águas do Vidago, cuja descrição dos acontecimentos e demonstrações financeiras das sociedades oferente e visada se encontram no anexo 5 e as avaliações efectuadas no anexo 6. A escolha recai sobre este caso por diversos motivos: a) O caso é recente e de empresas muito conhecidas no mercado, o que tende a suscitar maior interesse por parte da audiência; b) O autor não tem, nem teve qualquer relacionamento profissional com a sociedade visada ou com a sociedade oferente, tendo por esse motivo liberdade para comentar e analisar o caso sem o risco de violar qualquer segredo profissional; c) Além da OPA existiu anteriormente um processo negocial com o maior accionista da empresa visada de modo a fixar o preço e garantir o sucesso de lançamento da OPA; d) Ambas as empresas são cotadas e têm uma dimensão que suscita o interesse por parte dos media. Desse modo existe informação pública que pode ser utilizada pelo analista externo. A partir dessa informação pública é possível criar alguns pressupostos de desenvolvimento das empresas que se reflectem nas avaliações antes e após a aquisição. De entre os modelos existentes de avaliação pelos fluxos de caixa actualizados, para aplicação da metodologia de avaliação da sinergia, dos BATNA e do intervalo de preços aceitáveis pelas sociedades alvo e oferente, optou-se por utilizar o método do custo médio, aplicado ao caso da 1M - Vidago. Além de ser o mais utilizado na prática, a escolha deste modelo deriva também do facto de os pressupostos de estabilidade do endividamento, que o modelo exige, se terem verificado, no passado, em ambas as empresas, admitindo-se a continuidade dessa política financeira. Termina-se com uma conclusão sobre as limitações da metodologia apresentada para a definição do preço de aquisição. Como existem diferentes percepções por parte dos negociadores, o modelo de avaliação dos preços de negociação pode refinar-se para acomodar essas percepções. Por exemplo, pode estimar-se a probabilidade de existência de espaço negociais e de concretização da operação, face às expectativas e percepções que o oferente possa ter sobre as expectativas dos responsáveis da empresa alvo.
Description: Prova de Agregação. Lição de síntese
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/14956
Appears in Collections:DG - Provas de Agregação

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