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Título: Comportamento do consumidor no retalho : o impacto dos aromas
Autor: Mahomed, Nabila Sikander
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Marketing Sensorial
Comportamento do Consumidor
Aroma Produto
Intensidade do Aroma
Estímulo Ambiental
Sensory Marketing
Consumer Behavior
Product Scent
Scent Intensity
Environmental Stimuli
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Mahomed, Nabila Sikander (2014). "Comportamento do consumidor no retalho : o impacto dos aromas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O marketing sensorial tem vindo a transformar-se numa ferramenta relevante para diferenciação no mercado cada vez mais competitivo e globalizado. A literatura disponível aponta para o uso de aromas na gestão de marcas. Todavia, os estudos negligenciam a importância da intensidade do aroma e muito particularmente de produtos de consumo diário e comum. Este estudo explora a forma como o aroma do pão afeta o comportamento dos consumidores, suportada por dados recolhidos através de um questionário original aplicado a 293 clientes de uma loja de retalho de produtos alimentares, a fim de explorar esta relação. Os resultados obtidos indicam claramente que a intensidade do aroma tem uma influência positiva sobre a forma como os consumidores avaliam a imagem e o ambiente geral da loja assim como a qualidade de oferta dos produtos, a intenção de retorno e as respostas emocionais. Portanto, os profissionais de marketing devem estar cientes do papel do aroma nos produtos diários de modo a melhorar o reconhecimento, as avaliações dos produtos e a intenção de retornar à loja.
In an increasingly globalized and competitive environment, sensory marketing has become a relevant tool of market differentiation strategies. Previous literature has already pointed to the use of smell in branding but tends to neglect the relevance of scent intensity and the aroma in particularly of daily products. This study explores how bread's scent affects consumers' behavior and uses data collected through a survey applied to 293 customers in a major retail food store to explore this relationship. The results achieved show that scent has a positive influence on how consumers assess the general environment, store image, quality of products, as well as their willingness to return and the emotional responses of consumers. Therefore, marketing practitioners should consider using aroma on daily products to improve awareness, product evaluations and intention to return to the stores.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/11560
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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