Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/101049
Título: | Os usos das imagens : colonialismo, poder e a influência da fotografia na construção da identidade latino-americana |
Autor: | Altivo, Priscila de Souza |
Orientador: | Mendes, Ana Cristina |
Data de Defesa: | 31-Mar-2025 |
Resumo: | Este trabalho investiga os processos de construção da identidade cultural latino-americana por meio de uma análise comparativa entre os conceitos de identidade de Stuart Hall impulsionados pelo desconstrutivismo, a proposta prática de desaprender as origens da fotografia, de Ariella Azoulay e Lélia Gonzalez. A partir da noção de Amefricanidade, proposta por Gonzalez, problematiza-se a hegemonia do olhar eurocêntrico sobre os territórios e corpos da América Latina. Por meio de concepções como representação identitária, denegação, mestiçagem e resistência, articulamos a reflexão sobre o lugar do negro e do indígena na construção simbólica da América Latina. A fotografia é utilizada como ferramenta crítica, não apenas como representação objetiva da realidade, mas como linguagem que registra e autentica as dinâmicas culturais e históricas em disputa e evidencia apagamentos culturais de maneira estratégica. Para isso foram analisadas imagens decorrentes de dois momentos históricos determinantes: A Segunda metade do século XIX e do marco da fotografia contemporanea na América Latina, a Primeira Mostra de Fotografia latinoamericana. Tensionam-se os limites entre ver, interpretar e reconhecer a presença africana e indígena como fundamento das culturas locais. Através da articulação entre teoria e imagem, afirma-se a Amefricanidade como um território capaz de deslocar a centralidade do olhar eurocêntrico e reinscrever sentidos de pertencimento. This study investigates the Latin-American cultural identity’s construction processes employing a comparative analysis between Stuart Hall’s deconstructivism-driven identity concepts and the Ariella Azoulay’s and Lélia Gonzalez’ unlearning the photography’s origins practical proposal. Starting from the Amefricanity concept, proposed by Gonzalez, the Eurocentric view on Latin America’s bodies and territories hegemony is problematized. Through concepts such as identitarian representation, denial, mestizaje and resistance, the black and indigenous person’s place in Latin America’s symbolical construction is coordinated. The photography is utilized as a critical tool, not only as reality’s objective representation but as well as language which registers and validates the historical and cultural dynamics in dispute and strategically highlights cultural erasure. To this end, images from two defining historical moments were highlighted: the second half of the 19th century and the landmark of contemporary photography in Latin America, the First Latin American Photography Exhibition.The limits between seeing, interpreting and recognizing the indigenous and the African presence as a cornerstone of local cultures is tensioned. Throught the coordination of theory and image, Amefricanity is affirmed as territory capable of shifting the Eurocentric view’s centrality and rewriting senses of belonging. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/101049 |
Designação: | Mestrado em Cultura e Comunicação |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflpsaltivo_tm.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.