Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sentimento da Natureza e Imagem do Homem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
sentimento_da_natureza_2007.pdf6.58 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

L’article propose une lecture anthropologique du sentiment de la nature chez Kant, Feuerbach et Simmel. Ayant toujours ses racines dans un exercice de la sensibilité d’un sujet en même temps autoréférentiel et ouvert au monde, le sentiment de la nature exprime 1’unité indivisible de l’humain. Etant, par contre, modelé par les différentes manifestations de la nature et prenant des formes divergentes, soit l’harmonie et la continuité, soit le conflit et la distance, c’est l’ambivalence de la nature humaine qui se révèle, aussi bien que la difficulté d’une Anthropologie comme théorie globale de l’Homme.
O artigo propõe uma leitura antropológica do sentimento da natureza em Kant, Feuerbach e Simmel. Partindo de um exercício da sensibilidade de um sujeito ao mesmo tempo referido a si e aberto ao mundo, o sentimento da natureza exprime a unidade indivisível do humano. Sendo, por outro lado, modelado pelas diferentes manifestações da natureza e tomando formas divergentes, seja a continuidade e a harmonia, seja o conflito e a distância, é a ambivalência da natureza humana que se revela e daí a dificuldade de uma Antropologia como teoria global do Homem.

Description

Keywords

Natureza Homem Kant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretação Feuerbach, Ludwig, 1804-1872 - Crítica e interpretação Simmel

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Philosophica

CC License