Repository logo
 
Publication

Políticas e práticas de formação contínua na Polícia de Segurança Pública (PSP)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Natália, 1958-
dc.contributor.authorAlves, Patrícia Mariz
dc.date.accessioned2025-06-03T10:30:46Z
dc.date.available2025-06-03T10:30:46Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.date.submitted2024-10-09
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2024, Universidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, intitulado de “Políticas e Práticas de Formação Contínua na Polícia de Segurança Pública (PSP)”, insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado no Núcleo de Formação do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo ocorrido entre 13 de novembro de 2023 e 30 de junho de 2024, levando a um total de sete meses e nove dias de estágio, cumprindo um horário de dezasseis horas semanais. Para além da parte prática do estágio, sendo que neste contexto se realizaram atividades orientadas para a organização e gestão da formação, este teve ainda uma componente de investigação com propósito compreender quais são as políticas e práticas de formação contínuas na PSP. De maneira a realizarmos este estudo optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, recorrendo-se a técnicas características desta metodologia, nomeadamente a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante e o diário de campo. O corpus empírico foi objeto de análise de conteúdo. Os resultados da investigação permitiram perceber que a estrutura organizacional, bem como a cultura organizacional que a PSP adota e reproduz no contexto da sua instituição, exerce uma influência direta tanto na sua política como nas suas práticas formativas. Tal efeito é evidente através da dependência direta da política formativa e práticas da missão, objetivos e eixos estratégicos instituídos na PSP. Como tal, a política e prática formativa não reflete apenas as metas e prioridades da PSP, mas demonstra também a simbiose entre as duas, na medida em que é observada uma adaptação dinâmica provocada pelas necessidades impostas pela sua estratégia global, o que por sua vez promove práticas formativas que procuram facilitar um desenvolvimento profissional alinhado com as exigências funcionais e operacionais da PSP.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report, entitled ‘Policies and Practices of Continuous Training in the Public Security Police (PSP)’ is part of the curricular internship for the Master's Degree in Education and Training in the specialization area of Organisation and Management of Education and Training, of the Instituto de Educação of the Universidade de Lisboa. The internship took place at the Núcleo de Formação of the Comando Metropolitano de Lisboa, between November 13th, 2023 and June 30th, 2024, and lasted seven months and nine days, working sixteen hours a week. In addition to the practical part of the internship, which involved activities geared towards the organization and management of training, there was also a research component aimed at understanding the policies and practices of continuous training in the PSP. To carry out this study, we opted to use a qualitative approach, using techniques characteristic of this methodology, namely documentary research and content analysis, as well as semi-structured interviews and participant observation using a field diary. Before this internship, the author of this report had carried out a professional internship at the same center, and many of the activities sought to continue the work she had already done, as well as carry out new tasks. The results of the research showed that the organizational structure, as well as the organizational culture that the PSP adopts and reproduces in the context of its institution, has a direct influence on both its training policy and practices. This effect can be seen in the direct dependence of training policy and practices on the mission, objectives, and strategic axes established in the PSP. As such, training policy and practice not only reflect the PSP's goals and priorities but also demonstrate the symbiosis between the two, to the extent that there is a dynamic adaptation caused by the needs imposed by its overall strategy, which in turn promotes training practices that seek to facilitate professional development in line with the PSP's functional and operational requirements.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/101214
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPortugal. Polícia de Segurança Públicapt_PT
dc.subjectEstrutura organizacionalpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectPolíticas de formaçãopt_PT
dc.subjectPráticas de formaçãopt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectRelatórios de estágio de mestrado - 2024pt_PT
dc.titlePolíticas e práticas de formação contínua na Polícia de Segurança Pública (PSP)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie058664_tm.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: