Repository logo
 
Publication

Construção da imagem da mulher atleta pela mídia nos jogos olímpicos-Rio 2016 : abordagem cognitivo-cultural

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Clotilde
dc.contributor.authorCabete, Fernanda Bassi
dc.date.accessioned2019-08-14T13:10:12Z
dc.date.available2019-08-14T13:10:12Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.date.submitted2019-03-29
dc.description.abstractA presente dissertação visa uma análise cognitivo-cultural de como as construções discursivas na mídia, marcadas por modelos cognitivos e culturais pré-estabelecidos, retratam a mulher atleta, em referência aos Jogos Olímpicos – Rio 2016. A participação de mulheres em meios tradicionalmente masculinos, como no esporte e na mídia, ainda que venha sofrendo avanços notáveis, continua a ser limitada. Mediante a desconstrução de conceitualizações metafóricas e metonímicas presentes no jornalismo esportivo, busca-se descortinar estes discursos segregadores e as suas consequências sociais, bem como sugerir um paradigma alternativo conducente à revisão de valores e práticas sociais que contribuem decisivamente para perpetuar a desigualdade de gênero.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation aims at a cognitive-cultural analysis of how discursive constructions in the media, marked by pre-established cognitive and cultural models, depict women athletes, in reference to the Olympic Games - Rio 2016. In traditionally masculine environments, such as sports and media, the participation of women is still limited, even if it has undergone remarkable advances. Through the deconstruction of metaphorical and metonymic conceptualizations represented in sports media, we aim at uncovering of these biased discourses and their social consequences, as well as at suggesting an alternative paradigm conducive to the resetting of social values and practices that highly contribute to perpetuate gender inequality.pt_PT
dc.identifier.tid202250520pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/39316
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogos Olímpicos, 31, 2016, Rio de Janeiro (Brasil)pt_PT
dc.subjectMeios de comunicação social e desportospt_PT
dc.subjectDesportos - Diferenças entre sexospt_PT
dc.subjectDiferenças entre sexos - Nos meios de comunicação socialpt_PT
dc.subjectMulheres atletas - Nos meios de comunicação socialpt_PT
dc.subjectPapel segundo o sexo - Nos meios de comunicação socialpt_PT
dc.subjectSexismo nos meios de comunicação social - 2016pt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2019pt_PT
dc.titleConstrução da imagem da mulher atleta pela mídia nos jogos olímpicos-Rio 2016 : abordagem cognitivo-culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cultura e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfl263289_tm.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: