Publication
La opacidad como potencia: una investigación cinematográfica a partir de 918 gau
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Macedo, Susana de Sousa Dias de | |
dc.contributor.advisor | Longoni, Ana | |
dc.contributor.author | Santesteban Pérez, María Aranzazu | |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T13:48:20Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T13:48:20Z | |
dc.date.issued | 2025-01-10 | |
dc.description.abstract | O trabalho que se segue é o resultado de uma investigação prático-teórica que se debruça sobre uma experiência pessoal e colectiva no quadro do chamado “conflito político basco”. Na base deste trabalho de investigação está a análise crítica das formas narrativas das subjectividades militantes que, tradicionalmente, constituíram formas popularizadas de representação da pessoa militante na dicotomia narrativa de herói vs. traidor. Com o objetivo de mostrar outras formas de articulação da experiência militante que escapam a esta lógica binária, analisa-se, por um lado, o processo de realização do filme 918 gau (Arantza Santesteban, 2021) como uma espécie de narrativa cinematográfica enquadrada na procura de lugares de enunciação política sensíveis e representativos dos estados de vulnerabilidade dos sujeitos militantes. O objetivo desta análise é alargar a representação da experiência militante a partir da ideia de opacidade (Glissant, 2017; Butler, 2016; Wark, 2021; Soto Calderón, 2023) como possibilidade de leitura dos sujeitos politizados a partir de uma perspetiva de não-transparência. Por último, analisam-se dois estudos de caso no âmbito das produções culturais bascas da época contemporânea, aprofundando a figura de María Dolores González Katarain, Yoyes, assassinada pela ETA sob a acusação de traição, bem como a análise da canção “Itziarren semea” do dueto basco Pantxoa eta Peio, como exemplo de modelação da ideia de heroísmo no âmbito do conflito político basco. Como epílogo da investigação, propõe-se uma reflexão final sobre o peso dos memoriais revolucionários do século XX nos imaginários políticos actuais e a necessidade de estabelecer outras representações do político, reivindicando a possibilidade e o direito à opacidade | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101778902 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/102417 | |
dc.language.iso | spa | pt_PT |
dc.subject | Opacidade | pt_PT |
dc.subject | Traição | pt_PT |
dc.subject | Heroísmo | pt_PT |
dc.subject | Conflito basco | pt_PT |
dc.subject | Cinema de não-ficção | pt_PT |
dc.subject | 918 gau | pt_PT |
dc.title | La opacidad como potencia: una investigación cinematográfica a partir de 918 gau | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Arte Multimédia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2025 | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: