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La opacidad como potencia: una investigación cinematográfica a partir de 918 gau

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorMacedo, Susana de Sousa Dias de
dc.contributor.advisorLongoni, Ana
dc.contributor.authorSantesteban Pérez, María Aranzazu
dc.date.accessioned2025-07-24T13:48:20Z
dc.date.available2025-07-24T13:48:20Z
dc.date.issued2025-01-10
dc.description.abstractO trabalho que se segue é o resultado de uma investigação prático-teórica que se debruça sobre uma experiência pessoal e colectiva no quadro do chamado “conflito político basco”. Na base deste trabalho de investigação está a análise crítica das formas narrativas das subjectividades militantes que, tradicionalmente, constituíram formas popularizadas de representação da pessoa militante na dicotomia narrativa de herói vs. traidor. Com o objetivo de mostrar outras formas de articulação da experiência militante que escapam a esta lógica binária, analisa-se, por um lado, o processo de realização do filme 918 gau (Arantza Santesteban, 2021) como uma espécie de narrativa cinematográfica enquadrada na procura de lugares de enunciação política sensíveis e representativos dos estados de vulnerabilidade dos sujeitos militantes. O objetivo desta análise é alargar a representação da experiência militante a partir da ideia de opacidade (Glissant, 2017; Butler, 2016; Wark, 2021; Soto Calderón, 2023) como possibilidade de leitura dos sujeitos politizados a partir de uma perspetiva de não-transparência. Por último, analisam-se dois estudos de caso no âmbito das produções culturais bascas da época contemporânea, aprofundando a figura de María Dolores González Katarain, Yoyes, assassinada pela ETA sob a acusação de traição, bem como a análise da canção “Itziarren semea” do dueto basco Pantxoa eta Peio, como exemplo de modelação da ideia de heroísmo no âmbito do conflito político basco. Como epílogo da investigação, propõe-se uma reflexão final sobre o peso dos memoriais revolucionários do século XX nos imaginários políticos actuais e a necessidade de estabelecer outras representações do político, reivindicando a possibilidade e o direito à opacidadept_PT
dc.identifier.tid101778902pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/102417
dc.language.isospapt_PT
dc.subjectOpacidadept_PT
dc.subjectTraiçãopt_PT
dc.subjectHeroísmopt_PT
dc.subjectConflito bascopt_PT
dc.subjectCinema de não-ficçãopt_PT
dc.subject918 gaupt_PT
dc.titleLa opacidad como potencia: una investigación cinematográfica a partir de 918 gaupt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Arte Multimédia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2025pt_PT

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