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Advisor(s)
Abstract(s)
O programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) teve início no ano de 2013 com 21 polos regionais. Seguindo as características de um curso de Mestrado Profissional em Ensino (MPE), o modelo de trabalho de conclusão de curso para o MNPEF consiste no desenvolvimento de um produto educacional e uma dissertação. Nessa perspectiva, com base nos contributos teóricos da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem de Bakhtin, tivemos como objeto de investigação os 230 trabalhos de conclusão oriundos da primeira turma do MNPEF. Encontramos em nossa análise elementos intrínsecos relativos ao conteúdo temático destes enunciados: cerne da proposta didática, referencial (is) teórico (s) adotado (s), conteúdos de Física e público de aplicação do produto educacional. Com isso, foi possível identificarmos um formato característico para os enunciados analisados, o que nos indica a influência do meio acadêmico em geral (estrutura composicional e estilo de linguagem) e do contexto normativo do MNPEF em específico (conteúdo temático) no processo de elaboração para os trabalhos de conclusão. Entretanto, convém destacarmos que há trabalhos que não necessariamente seguem as tendências acadêmicas, sobretudo por dialogarem com a realidade escolar externa ao MNPEF.
Description
Keywords
Mestrado Profissional em Ensino de Física Sociologia da Ação Pública Análise Bakhtiniana Trabalho de conclusão
Pedagogical Context
Citation
Rebeque, P. V., Ostermann, F., & Viseu, S. (2021). Uma análise sobre a produção acadêmica da primeira turma do mestrado nacional profissional em ensino de física. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 06-19. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.286
Publisher
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
