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Advisor(s)
Abstract(s)
A proposta da presente comunicação foge das preocupações dominantes na historiografia, embora seja delas, necessariamente, tributária, na medida em que o problema dos custos do contrabando para a Coroa se têm indissociado dos cálculos das quantidades produzidas e em circulação, tema sempre abordado nos trabalhos que versam a economia colonial deste período. Justifica-se, deste modo, começar a exposição por um ponto introdutório que sublinha a importância da utilização de fontes menos exaustivamente consideradas e que servem de base à análise aqui realizada. Um segundo ponto, e necessário exercício de crítica externa da fonte, insere a organização do transporte nas rotas luso-brasileiras no âmbito dos interesses fiscais do Estado. Um terceiro tópico dirige-se à análise interna da fonte para caracterizar as cargas dos navios das frotas, explicando a sua diversidade através da participação de duas categorias de agentes: a Coroa e os particulares. Aí se explicitará a interferência dos interesses convergentes das duas partes envolvidas na composição das cargas.
Description
Keywords
História económica Coroa Colonialismo Ouro Navios de frota Fiscalidade Brasil Portugal
Pedagogical Context
Citation
Freire, Leonor Costa; Maria Manuela Rocha e Rita Martins de Sousa .(2012). “O ouro do Brasil: transporte e fiscalidade (1720-1764)”. Anais de História de Além Mar, Vol. XIII: pp. 521-548 .(Search PDF in 2023)
Publisher
CHAM - Centro de Humanidades | Nova FCSH - UAc