Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Ocupações da educação de adultos e desafios à profissionalização: tarefas e atividades desenvolvidas em contexto de trabalho

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
pguimaraes_REC.pdf532.7 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Este artigo discute as tarefas e atividades profissionais daqueles que trabalham nos centros de educação de adultos no quadro de ofertas de educação e formação básica, como o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. A discussão é efetuada a partir da proposta de clusters de atividades de Research voor Beleid (2010), destacando-se a influência do trabalho destes agentes nas aprendizagens experienciais que desenvolvem, no que se traduz no peso do currículo oculto que os centros de educação de adultos, enquanto contextos de trabalho, representam para estes agentes. As considerações finais deste artigo destacam a frágil emergência de um processo de profissionalização de certas ocupações da educação de adultos.
This article includes a discussion on tasks and activities developed by those working in adult education centers in the frame of public provision such as recognition of prior learning. This discussion is based on the clusters of activities of Research voor Beleid (2010) and stresses the importance of work achieved in experiential learning, what is considered the hidden curriculum of the workplace in learning of these adult educators. Final thoughts emphasize the fragile emergence of a professionalization process of some occupation of adult education.

Descrição

Palavras-chave

Política pública de educação de adultos Educadores de adultos Atividades profissionais Profissionalização

Contexto Educativo

Citação

Guimarães, P. (2016). Ocupações da educação de adultos e desafios à profissionalização: Tarefas e atividades desenvolvidas em contexto de trabalho. Revista de Estudos Curriculares, 7(2), 57-81.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Associação Portuguesa de Estudos Curriculares, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Licença CC