Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um corpo para uma vida : estudo para uma teoria do corpo e o trabalho do actor a partir de Michel Foucault e Gilles Deleuze

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfl252842_td.pdf1.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente texto procura ser uma expressão, entre as possíveis, de uma problemática do novo campo de estudos denominado Performance Philosophy. Como tal, pretende colocar-se na fronteira de dois pensamentos, ou apresentar-se como um híbrido buscando a sua autonomia e validade quer na Filosofia, quer nos Estudos da Performance. O que determinou a investigação foram as possibilidades e potências do Corpo, tal como as apreendemos enquanto praticante das artes teatrais e performáticas, enquanto actor/performer e assistente de encenação. O Corpo foi o conceito-charneira entre as duas disciplinas. Foi em torno dele que as nossas preocupações, como praticante, se enovelavam e, enquanto investigador, se denodavam com o pensamento de alguns filósofos do século XX. A investigação guiou-se por um particular movimento interno: de pontos problemáticos surgidos da e na prática do corpo procurámos a sua resolução com a teoria. Do seio de dois pensamentos singulares, Foucault e Deleuze, esboçámos uma teoria do corpo e do trabalho do actor, que apontasse uma outra via prática, a qual, por seu turno, igualmente tem seu mote num movimento contínuo da prática artística para a vida quotidiana e vice-versa, procurando, porém, um maior impacto na segunda. Foucault ofereceu-nos as directrizes de uma certa leitura do corpo «normalizado» e «subjectivado» a desconstruir, bem como o fundo pelo qual questionámos a subjectividade e a criação de um êthos. Deleuze dotou-nos de ferramentas várias para experimentar um pensamento em torno do Corpo, tendo como base um outro entendimento de experiência, a partir do qual propomos a construção de um Corpo para uma Vida: uma experimentação enquanto ascética, ou modo de existência, sustida em várias práticas artísticas do corpo, como forma de «abrir» o corpo quotidiano a uma dilatação do estado de atenção, propiciando a criação de Espaços de Acontecimento que apontam para a Anarquia.
This text intends to be an expression, among many others, of a problematic amidst the new field of studies known as Performance Philosophy. As such, pretends to set on the frontier of two thoughts, or present itself as an hybrid searching its autonomy and validity in Philosophy as well as in Performance Studies. The possibilities and potencies of the Body, such as how we apprehended while theatrical and performative art practitioners, may it be as an actor/performer or as assistant director, has determined our research. The Body was the joint-concept between these two disciplines, for it was around it our concerns, as practitioner, entangled and, as researcher, disentangled with the thought of some 20th century philosophers. The research was guided by a particular internal movement: from problematic points sprouted in and from the practice of the body we searched its resolution with theory; amidst Foucault's and Deleuze's singular thoughts we designed a theory of the body and the actor's work that pointed to another practice, one equally bearing a continual movement from artistic practice to quotidian life and vice-versa, although looking for a bigger impact on the later. Foucault has offered us the guidelines of a certain reading of the body, a «normalized» and «subjectified» one to deconstruct, as well as the ground by which we questioned subjectivity and the creation of an êthos. Deleuze endowed us with many tools to experiment a thought around the Body, based on a different notion of experience, from which we proposed the construction of a Body for a Life: an experimentation as an ascetic, or mode of existence, supported by diversified artistic practices of the body as a mean to «open» the quotidian body to an expansion of the state of attention, providing the creation of Spaces of the Event that point to Anarchy.

Description

Keywords

Corpo (Filosofia) Vida Imitação (Estética) Criação (Estética) Performance (Arte) Teses de doutoramento - 2018

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License