Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sindicatos e imigração em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Estudo_OI_34JPEIXOTO 2009.pdf3.62 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os modos de inserção dos imigrantes estrangeiros no mercado de trabalho, em Portugal, são hoje bem conhecidos. Apesar da natureza incompleta das fontes estatísticas disponíveis, a análise comparada de várias fontes e diversas pesquisas têm conseguido estabelecer as principais características da inserção económica e os maiores problemas sentidos pelos imigrantes. Quanto aos modos de inserção socioprofissional, os estrangeiros activos são sobretudo trabalhadores por conta de outrem; concentram-se nos grupos profissionais não qualificados de todos os sectores e medianamente qualificados da indústria e serviços; em média, detêm níveis de habilitação escolar semelhantes aos nacionais; encontram-se frequentemente sobrequalificados para as tarefas que desempenham; empregam-se sobretudo na construção, serviços às empresas, hotelaria e restauração; recebem geralmente salários inferiores à média nacional (mesmo para níveis iguais de qualificação); têm um vínculo contratual frequentemente temporário e precário; inserem-se muitas vezes na economia informal; estão sobre-representados no desemprego e nos níveis de sinistralidade laboral.

Description

Keywords

Imigrantes estrangeiros Mercado de trabalho Trabalhadores não qualificados Precariedade do emprego Baixo rendimento Bem-estar Portugal

Pedagogical Context

Citation

Kolarova, Marina e João Peixoto .(2009). “Sindicatos e imigração em Portugal”, Observatório da Imigração, Vol. 34: pp. 1-152.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.)

CC License