Publication
Metodologias-métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas do espaço multifuncional
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984- | |
| dc.contributor.author | Almeida, Ilka Letícia de Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-05T12:35:54Z | |
| dc.date.available | 2019-06-05T12:35:54Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.date.submitted | 2018-07-10 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 | pt_PT |
| dc.description.abstract | Esta investigação tem como proposta de estudo analisar as metodologias/métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas contidas no ambiente multifuncional. No campo da Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC], as Tecnologias Assistivas [TA] têm sido agregadas a Educação Especial e inclusiva para mediar o ensino aprendizagem da clientela com Necessidades Educativas Especiais – NEE. O contexto histórico e jurídico internacional mostra que a filosofia inclusiva implantada no Brasil foi fruto de lutas e conquistas dos movimentos sociais em prol das pessoas especiais, em particular, na área da educação. Das muitas conquistas que de fato mudaram as expectativas da clientela discente com necessidades educativas especiais, está a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, do Ministério da Educação [MEC], em 2007. Este programa tem se desenvolvido na rede regular de ensino brasileiro que oferece Atendimento Educacional Especializado [AEE] ao aluno especial matriculado. Das atribuições que competem aos profissionais deste atendimento, duas são essenciais: “ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos assim como acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos, promovendo a autonomia e participação do aluno atendido pelo AEE”. Portanto, toda tecnologia aplicada a TA tem uma metodologia dentro da aprendizagem considerando seus procedimentos, modos de aplicação e correspondências para os alunos especiais visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202200574 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/38474 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação | pt_PT |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Metodologias | pt_PT |
| dc.subject | Teses de mestrado - 2018 | pt_PT |
| dc.title | Metodologias-métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas do espaço multifuncional | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |
