Repository logo
 
Publication

Metodologias-métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas do espaço multifuncional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
dc.contributor.authorAlmeida, Ilka Letícia de Sousa
dc.date.accessioned2019-06-05T12:35:54Z
dc.date.available2019-06-05T12:35:54Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018-07-10
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação tem como proposta de estudo analisar as metodologias/métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas contidas no ambiente multifuncional. No campo da Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC], as Tecnologias Assistivas [TA] têm sido agregadas a Educação Especial e inclusiva para mediar o ensino aprendizagem da clientela com Necessidades Educativas Especiais – NEE. O contexto histórico e jurídico internacional mostra que a filosofia inclusiva implantada no Brasil foi fruto de lutas e conquistas dos movimentos sociais em prol das pessoas especiais, em particular, na área da educação. Das muitas conquistas que de fato mudaram as expectativas da clientela discente com necessidades educativas especiais, está a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, do Ministério da Educação [MEC], em 2007. Este programa tem se desenvolvido na rede regular de ensino brasileiro que oferece Atendimento Educacional Especializado [AEE] ao aluno especial matriculado. Das atribuições que competem aos profissionais deste atendimento, duas são essenciais: “ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos assim como acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos, promovendo a autonomia e participação do aluno atendido pelo AEE”. Portanto, toda tecnologia aplicada a TA tem uma metodologia dentro da aprendizagem considerando seus procedimentos, modos de aplicação e correspondências para os alunos especiais visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.pt_PT
dc.identifier.tid202200574
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/38474
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2018pt_PT
dc.titleMetodologias-métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas do espaço multifuncionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ulfpie053350_tm.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: