Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A representação da marginalização brasileira nos contos de Rubem Fonseca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulflecmmartins_tm.pdf995.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho, analisaremos a representação do sujeito marginalizado brasileiro em oito contos do escritor Rubem Fonseca: “A coleira do cão” (1965); “Feliz Ano Novo” (1975); “Botando pra quebrar” (1975); “O Cobrador” (1979); “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” (1992); “Ganhar o jogo” (2002); “O matador de corretores” (2013) e “Os pobres e os ricos” (2013). Assim, o primeiro capítulo de nossa pesquisa será dedicado a reflexões de como a obra do autor influenciou a Literatura Brasileira e os desafios enfrentados por abordar temas polêmicos como a violência, desigualdade social, corrupção, racismo e por integrar uma linguagem obscena. Logo a seguir, faremos uma apresentação crítica do corpus escolhido, por meio de uma sinopse de cada conto, situando o leitor acerca dos tipos de narradores, enredo, ambientação e conflito. Ao final, faremos uma avaliação aprofundada dos contos acima mencionados identificando temas recorrentes e refletindo criticamente sobre o papel do sujeito marginal sob diferentes óticas. Para esse fim, recorreremos às contribuições de autores como Schnaiderman, Dalcastagnè e Vidal, dentre outros.
In this work, we will analyze the representation of the Brazilian marginalized subject in eight short stories by the writer Rubem Fonseca: “A coleira do cão” (1965); “Feliz Ano Novo” (1975); “Botando pra quebrar” (1975); “O Cobrador” (1979); “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” (1992); “Ganhar o jogo” (2002); “O matador de corretores” (2013), and “Os pobres e os ricos” (2013). The first chapter of our study will therefore be dedicated to considering how the author's work has influenced Brazilian literature and the challenges of addressing controversial issues such as violence, social inequality, corruption, racism, and obscene language. Soon after, we will provide a critical account of the selected corpus, giving a summary of each short story and educating the reader about the nature of the narrators, the plot, the setting, and the conflict. Finally, we will provide an in-depth evaluation of the aforementioned short stories, identifying recurring themes and critically reflecting on the role of the marginal subject from different perspectives. To this end, we will draw on the contributions of authors such as Schnaiderman, Dalcastagnè, and Vidal, among others.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License