Repository logo
 
Publication

D. Carlos de Bragança, um Rei que se tornou pioneiro da Oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciências

dc.contributor.authorFaria, Cláudia
dc.contributor.authorChagas, Isabel
dc.contributor.authorPereira, Gonçalo
dc.date.accessioned2011-03-23T09:44:28Z
dc.date.available2011-03-23T09:44:28Z
dc.date.issued2010-12
dc.description.abstractO caso histórico de D Carlos de Bragança, Rei de Portugal de 1889 a 1908, um Oceanógrafo pioneiro, serve como ponto de partida para a exploração, tanto em contextos formais (ex. sala de aula) como não formais (ex. museu) de temas relacionados com a classificação biológica, métodos de colheita de espécimes e ilustração biológica (desenho por observação). As actividades propostas centram-se no trabalho do Rei D Carlos, que se dedicou ao estudo da fauna costeira Portuguesa, são dirigidas aos alunos de Biologia do Ensino Secundário e ajudam o aluno a desenvolver um conhecimento aprofundado acerca da natureza da ciência e dos métodos de pesquisa, promovendo também uma maior consciência acerca das complexas interacções que se estabelecem entre a ciência e a sociedade. Este conjunto de actividades inclui uma tarefa inicial, em sala de aula, de orientação para o tema, dois workshops desenvolvidos no Aquário Vasco da Gama e uma tarefa final, na sala de aula, de consolidação das aprendizagens. Nas tarefas de sala de aula, os estudantes analisam excertos de documentos históricos originais acerca do trabalho do Rei, com o objectivo de discutir e reflectir acerca da natureza da ciência. No Aquário, os estudantes participam activamente em actividades relacionadas com a classificação biológica e o desenho por observação. Todos os estudantes envolvidos (N=28) consideraram este projecto relevante para a aprendizagem das ciências, referindo não só a sua importância para a aquisição de conhecimentos, como para o aumento da compreensão acerca da natureza da ciência. Como consideração final, salientamos a importância do desenvolvimento de actividades baseadas na história da ciência como um veículo promotor da motivação e de uma efectiva aprendizagem das ciências, assim como para a promoção de uma parceria mais estreita entre as escolas e os museus de ciência.por
dc.identifier.citationRevista da Educação, Vol. XVII, nº 1, 2010, 83 - 95por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/2789
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapor
dc.subjectMuseus de Ciênciapor
dc.subjectEducação em Ciênciapor
dc.titleD. Carlos de Bragança, um Rei que se tornou pioneiro da Oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciênciaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage95por
oaire.citation.startPage83por
person.familyNameFaria
person.familyNameChagas
person.givenNameCláudia
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-idC714-2073-B462
person.identifier.orcid0000-0003-1278-8061
person.identifier.orcid0000-0002-0546-490X
person.identifier.ridK-7250-2012
person.identifier.scopus-author-id7004073899
person.identifier.scopus-author-id8522671400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7de04fbd-de12-40e7-8532-931648db9616
relation.isAuthorOfPublicatione23499ee-86c2-49a3-bdc5-5bfefd49a304
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7de04fbd-de12-40e7-8532-931648db9616

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
fariaetal_RE_2010.pdf
Size:
133.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: