Publication
O amanhecer da arte e a condição moderna : outros modelos
| dc.contributor.author | Quintas, Maria Alaxandra Salgado Ai | |
| dc.date.accessioned | 2009-11-17T11:58:54Z | |
| dc.date.available | 2009-11-17T11:58:54Z | |
| dc.date.issued | 2009-09 | |
| dc.description.abstract | A arte do século XX partiu em busca de algumas das suas fontes originais, em diversos contextos: o ponto de vista antropológico, com a arte dos povos ditos primitivos; o enfoque psicológico, com o desenho infantil ou a arte bruta; finalmente, formas marginais de expressão urbana, como o graffiti. Numerosos artistas, desde Picasso e os cubistas, os Surrealistas, Calder, Miró, Klee, Dubuffet se interessaram pelos modelos fornecidos pelas diversas origens da arte. Em Basquiat e Haring, na década de 80, confluem as diversas heranças para produzir uma arte de extrema vitalidade, profundamente mergulhada nas suas raízes. | |
| dc.identifier.citation | QUINTAS, Maria Alaxandra Salgado Ai - O amanhacer da arte e a condição moderna : outros modelos. Artitextos. Lisboa : CEFA ; CIAUD. ISBN 978-972-9346-12-5. N.º 8 (2009). p. 249-260 | pt |
| dc.identifier.isbn | 978-972-9346-12-5 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/1500 | |
| dc.language.iso | por | pt |
| dc.publisher | CEFA (Editorial da Faculdade de Arquitectura) + CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design) | pt |
| dc.title | O amanhecer da arte e a condição moderna : outros modelos | pt |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
| oaire.citation.issue | 08 | pt |
| oaire.citation.title | Artitextos | pt |
| rcaap.rights | openAccess | pt |
| rcaap.type | article | pt |
