Repository logo
 
Publication

A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática

dc.contributor.authorFaria, Cláudia
dc.contributor.authorChagas, Isabel
dc.contributor.authorKullberg, Maria Carla
dc.contributor.authorGalvão, Cecília
dc.date.accessioned2021-03-18T11:51:34Z
dc.date.available2021-03-18T11:51:34Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNa formação inicial é essencial que os futuros professores adquiram não só um conhecimento científico sólido, mas desenvolvam também um repertório de práticas educativas variado. O presente capítulo tem como objetivo compreender como se concretiza esta relação teoria e prática no Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia. Este trabalho baseou-se na análise dos programas e dos trabalhos realizados no âmbito de algumas das UCs deste Mestrado, e na análise de entrevistas às docentes responsáveis e a uma professora cooperante. Os resultados sugerem que neste Mestrado se aposta fortemente no desenvolvimento de uma abordagem investigativa, em contextos formais e não-formais, na promoção da compreensão sobre a natureza do conhecimento científico, e na reflexão sobre a prática. No entanto, desta análise sobressaem algumas dificuldades, sendo perspetivada a necessidade de envolver os futuros professores em situações de sala de aula, nomeadamente através de atividades práticas, logo desde o início da formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFaria, C., Chagas, I. Kullberg, M. C., & Galvão, C. (2018). A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 47-81). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-42-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/46898
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicaspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectLigação teoria-práticapt_PT
dc.subjectReflexão sobre a práticapt_PT
dc.titleA relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didáticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage47pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicaspt_PT
person.familyNameFaria
person.familyNameChagas
person.familyNameKullberg
person.familyNameGalvão
person.givenNameCláudia
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Carla
person.givenNameCecília
person.identifier.ciencia-idC714-2073-B462
person.identifier.ciencia-id5E1C-AB7B-6942
person.identifier.ciencia-id9817-2832-7F22
person.identifier.orcid0000-0003-1278-8061
person.identifier.orcid0000-0002-0546-490X
person.identifier.orcid0000-0002-1258-0255
person.identifier.orcid0000-0002-0347-4872
person.identifier.ridK-7250-2012
person.identifier.ridO-3118-2013
person.identifier.scopus-author-id7004073899
person.identifier.scopus-author-id8522671400
person.identifier.scopus-author-id7005492966
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7de04fbd-de12-40e7-8532-931648db9616
relation.isAuthorOfPublicatione23499ee-86c2-49a3-bdc5-5bfefd49a304
relation.isAuthorOfPublication8501547e-2e2e-42a5-b984-24a944d7a84e
relation.isAuthorOfPublication2ffcea57-2218-46b8-a505-8b7a56319daf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7de04fbd-de12-40e7-8532-931648db9616

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fariaetal_2018_verPréImpressa_cap_FormacaoProfessoresCiencias.pdf
Size:
740.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format