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Advisor(s)
Abstract(s)
Na formação inicial é essencial que os futuros professores adquiram não só um
conhecimento científico sólido, mas desenvolvam também um repertório de práticas
educativas variado. O presente capítulo tem como objetivo compreender como se
concretiza esta relação teoria e prática no Mestrado em Ensino da Biologia e da
Geologia. Este trabalho baseou-se na análise dos programas e dos trabalhos realizados
no âmbito de algumas das UCs deste Mestrado, e na análise de entrevistas às docentes
responsáveis e a uma professora cooperante. Os resultados sugerem que neste
Mestrado se aposta fortemente no desenvolvimento de uma abordagem investigativa,
em contextos formais e não-formais, na promoção da compreensão sobre a natureza do
conhecimento científico, e na reflexão sobre a prática. No entanto, desta análise
sobressaem algumas dificuldades, sendo perspetivada a necessidade de envolver os
futuros professores em situações de sala de aula, nomeadamente através de atividades
práticas, logo desde o início da formação.
Description
Keywords
Formação inicial de professores Ensino das ciências Ligação teoria-prática Reflexão sobre a prática
Pedagogical Context
Citation
Faria, C., Chagas, I. Kullberg, M. C., & Galvão, C. (2018). A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 47-81). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
