Repository logo
 
Publication

Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJanuário, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorAfonso, João Carlos Martins
dc.date.accessioned2018-06-15T13:26:14Z
dc.date.available2018-06-15T13:26:14Z
dc.date.issued2018-05-04
dc.description.abstractEste ano de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros, permitiu que eu realizasse diversas reflexões sobre o meu desempenho em aula, o que no meu entender foi um fator fundamental para que eu desenvolvesse diversas competências, umas que ainda não estavam adquiridas e outras que eu não conseguia identificar como lacunas a serem trabalhadas. A escolha da modalidade de voleibol no desporto escolar e a interação com os alunos com deficiência desta escola, surgiu com esse mesmo objetivo, procurar desenvolver competências que ainda não estavam adquiridas e aprender mais sobre uma matéria que não dominava. O sucesso e a aprendizagem dos alunos, foi algo que sempre me suscitou bastante interesse durante este ano de estágio, daí ter estudado o fenómeno da retenção escolar. Os resultados do relatório PISA de 2012 são bastante preocupantes, uma vez que cerca de 35% dos jovens portugueses com 15 anos já ficaram retidos pelo menos uma vez, contra a média da OCDE de 13%, e mais de 7,5% apresentam no seu percurso escolar mais de uma retenção. Quanto à relação com a comunidade de realçar que coadjuvei a direção de turma e organizei e planeei uma visita de estudo ao Bounce.pt_PT
dc.description.abstractThis year of internship in the Basic and Secondary School Gama Barros enabled me to realize several reflections about my performance during the classes, thus being a fundamental aspect for me for the development of a few novel skills, some of them not acquired yet, others completely unknown and even the ones that I was not able to identify as errors to be corrected. Whit this aim, I have chosen volleyball in the school’s sports and the interaction with students with some deficiencies helped to develop those skills. During this year, the triumph and learning of the students was something that revealed interesting for me and that is why I studied the phenomenon of school retention. The worrying results from the PISA report’s in 2012 revealed that around 35% of the young portuguese students with 15 years stayed retained at least once, against the average of OCDE of 13%, and more than 7,5% show in their school curriculum more than one retention. Regarding the relation with community, it should be highlighted that I supported the direction of the students as well as the organization and planning of a field trip.pt_PT
dc.identifier.tid201924170pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/15626
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliacao formativapt_PT
dc.subjectClima relacionalpt_PT
dc.subjectDiferenciacaopt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectInclusaopt_PT
dc.subjectIntegracaopt_PT
dc.subjectMotivacaopt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectRetencao escolarpt_PT
dc.subjectDifferentiationpt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectFormative evaluationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectIntegrationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectLearning processpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectRelational climatept_PT
dc.subjectSchool retentionpt_PT
dc.titleRelatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barrospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2018_Relatório de estágio_João Afonso.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: