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Argumentação científica na aprendizagem dos Materiais : um trabalho com alunos do 7º ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
dc.contributor.advisorRocha, Maria Manuela Gomes da Silva, 1947-
dc.contributor.authorPires, José Miguel Alves Correia, 1972-
dc.date.accessioned2017-06-29T14:41:42Z
dc.date.available2019-10-07T00:30:31Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016-10-07
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016pt_PT
dc.description.abstractVários estudos sobre o ensino das Ciências indicam que a prática da argumentação científica deve ter um papel central neste âmbito. Neste trabalho pretende-se compreender como é que o uso de tarefas que promovem a argumentação em contexto científico facilitam as aprendizagens dos alunos. As questões de investigação pretenderam identificar que dificuldades sentiram os alunos neste tipo de tarefas, que estratégias usaram para as ultrapassar e que avaliação fizeram das tarefas efetuadas. Os participantes foram alunos de uma turma do 7: ano (12–13 anos), de uma escola da zona urbana de Lisboa. A intervenção foi realizada num período de nove semanas, consistindo em cinco tarefas desenvolvidas no domínio da Química. Foram usados métodos qualitativos para a recolha de dados, que incluíram principalmente documentos escritos dos alunos, notas de campo do professor, gravações áudio e vídeo de discussões realizadas em aula, e uma entrevista em grupo focado após a conclusão das intervenções. Da codificação dos documentos escritos e da transcrição da entrevista emergiram as categorias que permitiram responder às questões de investigação. As notas de campo, as gravações áudio e vídeo e as discussões com os orientadores foram usadas para validar os dados. A análise mostrou que os alunos sentem dificuldade na redação dos argumentos usando linguagem científica e na própria estrutura dos argumentos. Para ultrapassar as dificuldades os alunos recorreram à pesquisa de informação, à manipulação de materiais, à discussão e ao apoio do professor. Os alunos avaliaram ar tarefas de forma muito positiva, tendo permitido a exploração autónoma das questões e um forte envolvimento na compreensão e crítica das ideias com o objetivo de construir argumentos convincentes.pt_PT
dc.description.abstractSeveral studies in science education point out that engaging in scientific argumentation should play a central role in the teaching and learning of science. In this work, the main aim is to understand how the use of tasks designed to promote argumentation in a scientific context can improve science learning. The research questions focused on the understanding of the difficulties that students experience in these type of tasks, the strategies they use to overcome the difficulties and the appraisal they did on the performed tasks. The project was undertaken with pupils in 7th grade (12-13 year-olds), in an urban school in Lisbon. The intervention took place over nine weeks and consisted of five tasks in the Chemistry subject. Qualitative research methods were selected to gather the data and included mainly written documents from the students, field notes, video and audio-taping of classroom discourse, and a focus group interview at the end of the interventions. The written material and the transcript of the interview were coded to find patterns that fit the research questions. Field notes, video and audio recordings, and discussions with the supervisors were used to validate the data. Analysis of the collected data shows difficulties with scientific language in the course of argument construction and also with argument structure itself. A set of four distinct strategies to overcome difficulties were identified: data search, materials’ manipulation, group or class discussions and teacher support. The overall appraisal of the tasks was highly positive, enabling children to explore the questions autonomously, and engage deeply in meaning construction and critique in order to produce convincing arguments.pt_PT
dc.identifier.tid201694891
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/28216
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArgumentaçãopt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectQuímicapt_PT
dc.subjectMateriaispt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016pt_PT
dc.titleArgumentação científica na aprendizagem dos Materiais : um trabalho com alunos do 7º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT

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