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Uma viagem panorâmica pelo mergulho poético e crítico de Cesariny na obra de Fernando Pessoa. Em 1946, Mário Cesariny procedeu a um pioneiro mergulho poético e crítico na obra de Fernando Pessoa, antecedendo até alguns dos livros de referência da abordagem ao poeta. Neste livro, propõe-se uma viagem panorâmica aos diferentes tempos e sentidos do diálogo entre Cesariny e Pessoa, um percurso intenso, ambíguo, polémico, por vezes visionário, sempre provocador e, nos melhores momentos, violentamente paródico. A viagem cruza-se ainda com as diferentes etapas de recepção editorial e crítica do poeta dos heterónimos e com os rumos singulares do surrealismo em Portugal, assim como com as metamorfoses do pensamento de Cesariny sobre a história literária portuguesa. De Louvor e Simplificação de Álvaro de Campos às duas edições de O Virgem Negra, o que se discute nas páginas de Cesariny é todo o edifício de ficções e hipóteses de interpretação de Pessoa: o Monstro Pessoa, o cirurgião do racionalismo cartesiano, o Heterónomo que se deixou submergir pelo efeito de Frankenstein poético das suas criações.
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Sousa, R. (2024). Cesariny e o monstro Pessoa: (re)visões de Fernando Pessoa na obra de Mário Cesariny (1944-2006). Tinta-da-china.
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Tinta-da-china
