Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Envolvimento afetivo e cognitivo dos alunos na escola: um estudo com alunos do 7º e do 9º ano

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Livro_Atas_ICIEAE_envolvimento afetivo e cognitivo.pdf244.54 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Enquadramento Conceptual: O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido apontado, pela literatura, como antídoto do insucesso e do abandono escolar, preditor do rendimento escolar e da conclusão da escolaridade e, ainda, sensível a variações nos fatores contextuais em que o aluno desenvolve as suas atividades. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo averiguar a distribuição dos alunos, do 7º e do 9º ano, pelas dimensões afetiva e cognitiva do seu envolvimento na escola, e relacioná-las com fatores pessoais e escolares, como ano de escolaridade, género, rendimento escolar, e perceções dos alunos relativamente ao apoio da família e dos pares, à relação professor-aluno, ao controlo e relevância do trabalho escolar, e às suas aspirações e objetivos futuros. Metodologia: A amostra foi constituída por 217 alunos do 7.º e 9.º anos, de duas escolas da cidade de Lisboa, com sujeitos do género feminino e masculino. Na avaliação do EAE foi utilizado um questionário, denominado “Envolvimento dos Alunos na Escola – Versão de Estudo”. Na análise da relação do envolvimento com os fatores contextuais, utilizou-se uma tradução portuguesa do “Student Engagement Instrument” (Appleton, Christenson, Kim & Reschly, 2006). Resultados: Os resultados apontaram para níveis elevados nas dimensões do EAE, com especial relevância na componente cognitiva. Verificaram-se correlações positivas e estatisticamente significativas entre o EAE e o rendimento escolar, e entre as dimensões do EAE e os fatores contextuais perceções dos alunos relativamente ao apoio da família e dos pares, à relação professor-aluno, ao controlo e à relevância do trabalho escolar, e às suas aspirações e objetivos futuros. Foram detetadas diferenças estatisticamente significativas no EAE em função do género, mas não do ano de escolaridade. Conclusão: Estes resultados aproximam-se, em parte, de outros estudos realizados sobre esta temática e requerem posteriores desenvolvimentos.

Descrição

O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) foi organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT),

Palavras-chave

Envolvimento dos alunos na escola, Motivação Anos de escolaridade Fatores pessoais Fatores escolares.

Contexto Educativo

Citação

Rola, S., & Veiga, F. (2014).Envolvimento afetivo e cognitivo dos alunos na escola: um estudo com alunos do 7º e do 9º ano. In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahía, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 148-163). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Licença CC