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A internacionalização das empresas portuguesas : a experiência brasileira

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O artigo tem por objetivo investigar a internacionalização dos investimentos portugueses no Brasil de meados dos anos 1990 até o começo da década de 2000. Foram registradas cerca de 400 empresas lusitanas no país em 2003. Previamente, colocam-se várias questões empíricas e teóricas, e destaca-se a relevância do caso à luz dos grandes modelos de referência em matéria de internacionalização de empresas, em particular a escola nórdica (ou modelo de Uppsala) e o paradigma OLI de John Dunning. Enfatiza-se em seguida a contribuição dos determinantes culturais, globalmente considerados, desde o início do processo de investimento luso-brasileiro. Nesse contexto, o papel da língua comum é enfatizado. De passagem, analisam-se diversos tópicos, inclusive o da influência por vezes paradoxal da proximidade cultural sobre o investimento internacional. Por outro lado, os resultados a que foi possível chegar ajudam a preencher as lacunas deixadas pelas insuficiências teóricas ligadas à negligência do movimento internacional de fatores.

Description

Keywords

Investimento direto estrangeiro Processo de internacionalização das empresas Economia da língua comum Relações econômicas luso-brasileiras

Pedagogical Context

Citation

Silva, Joaquim Ramos .(2005). “A internacionalização das empresas portuguesas : a experiência brasileira”, Revista de Administração de Empresas, Vol. 45: pp. 102-115. 2005

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SciELO - Scientific Electronic Library Online | Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas

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