Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprovação com recuperação : um estudo em matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie053236_tm.pdf1000.94 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo tem por objetivo compreender como uma escola secundária localizada nos arredores de Lisboa realiza o acompanhamento de alunos que apesar de estarem em condições para reprovar, prosseguem para o ano letivo seguinte, inseridos num “projeto de apoio”. Para atingir esse objetivo, dois alunos foram selecionados e acompanhados durante um ano letivo, bem como a professora de Matemática da turma e a professora do apoio. Seguiu-se uma abordagem interpretativa e qualitativa. Foram observadas aulas de matemática nas turmas das quais os alunos fazem parte, realizadas entrevistas ao diretor da escola, às professoras de turma e do apoio e a dois alunos. A partir da análise descritiva das informações coletadas, percebemos que o processo de recuperação da aprendizagem matemática dos alunos está relacionado, principalmente, com o estímulo ao trabalho cooperativo nas assembleias, ao preenchimento das fichas de avaliação sugeridas pela direção e ao trabalho de diferenciação pedagógica realizado pelas professoras da turma. O estímulo ao trabalho cooperativo conscientiza os alunos sobre a importância da ajuda mútua sem julgamentos. As fichas de avaliação para além de constituírem um momento importante de reflexão do professor em relação a cada aluno, possibilitam o cruzamento de informações sobre as percepções da aprendizagem matemática tanto pelos professores quanto pelos alunos. A diferenciação pedagógica, realizada a partir de uma mesma tarefa, simplificando-a, quer reduzindo o número de questões ou focando-as, quer o número de dados, trabalha as necessidades individuais dos alunos. Para além disso, nos momentos formais de avaliação, a professora atribui pesos diferentes às questões.
This study aims to understand how a secondary school located in the outskirts of Lisbon follows up students who, despite being able to fail, continue to the next school year, inserted in a "support project". To achieve this goal, two students were selected and followed during a school year, as well as the Mathematics teacher of the class and the support teacher. The study follows an interpretative and qualitative approach. Mathematics classes were observed in the classes of which the students are part, interviews were conducted with the school director, class and support teachers, and two students. From the descriptive analysis of the collected information, we notice that the process of recovery of the mathematical learning of the students is related, mainly, to the stimulus to the cooperative work in the assemblies, to the filling of the assessment sheets suggested by the direction and to the work of pedagogical differentiation realized by the class teachers. Encouraging cooperative work makes students aware of the importance of mutual help without judgments. The evaluation sheets, besides being an important moment of reflection of the teacher in relation to each student, allow the cross-referencing of information about the perceptions of mathematical learning by both teachers and students. The pedagogical differentiation, carried out from the same task, simplifying it, whether reducing the number of questions or focusing them, or the number of data, works the individual needs of the students. Moreover, in the formal moments of evaluation, the teacher attributes different weights to the questions.

Description

Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018

Keywords

Aprendizagem matemática Diferenciação pedagógica Prática de ensino Teses de mestrado - 2018

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License