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Profile and consumption patterns of non-residents spectators of an international football sport event held in Madeira Island

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O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e padrões de consumo dos espetadores não residentes que assistiram ao jogo de futebol entre as seleções nacionais de Portugal e Suécia numa das mais importantes regiões turísticas de Portugal: Ilha da Madeira. 108 (n) indivíduos não residentes com idades compreendidas entre os 18 e 68 anos, foram questionados aleatoriamente. Os dados foram analisados com base em análise descritiva e inferencial (analise regressão linear e testes não paramétricos). Os resultados demonstraram que: a) o gasto total dos indivíduos não residentes pertencentes à amostra ascendeu a 24960 euros (€); b) em média, cada visitante gastou €: 231 na cidade. O estudo revelou ainda que o “tempo de chegada ao estádio” foi o fator que mais influenciou positivamente o gasto total. Os resultados sugerem que a organização do evento deverá promover atividades de entretenimento para encorajar a chegada dos indivíduos ao evento desportivo com maior antecedência. O estudo aponta ainda que indivíduos com nível de educação mais elevado e salário têm maior predisposição para gastar dinheiro em comida e alojamento. Em geral, o estudo contribuiu para um aprofundamento do conhecimento para melhor adaptar os eventos desportivos e captar novos indivíduos fora da comunidade.
This study analyses the profile and consumption patterns of non-residents spectators who attended the football game among the national teams of Portugal and Sweden at one of the most important tourist regions of Portugal: Madeira Island. Data collection was performed at the entrance of the football stadium. 108 (n) non-resident spectators were randomly surveyed, with ages within 18 and 68 years old. Data were analyzed based on descriptive and inferential statistics (linear regression analysis and non-parametric tests). The results showed that: a) the expenditure of sample’s non-resident spectators amounted to a total of 24960 euros (€); b) on average, each tourist spent 231 euros (€) in the city. The findings also revealed that ‘arrival time at the stadium’ was the variable that most positively influenced the total expenditure. These results suggest that events’ organizers should promote fan-friendly entertainment activities to encourage early arrival at the sporting event. The study also pointed out that individuals with higher education and wage levels have a greater predisposition to spend more money on food/drink and accommodation. In general, the study contributed to a deepening of the knowledge to better adapt the sporting events and capture new individuals outside the community.

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Consumo desportivo Desporto Eventos Desportivos Gestão Desportiva Futebol Ilha da Madeira Impacto económico Organização de Eventos Turismo Turismo desportivo Economic Impact Event management Football Madeira Island Sport Sport Consumption Sport Events Sport Management Sport Tourism Tourism

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