Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ambiente virtual de aprendizagem : criação de um módulo de formação no âmbito de um curso em regime e-learning

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie047651_tm_tese.pdf898.11 KBAdobe PDF Download
ulfpie047651_tm_anexos.pdf2.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A avaliação das aprendizagens nos dias de hoje tem vindo a ser alvo de muitas opiniões e perspetivas, fazendo com que haja bastante investimento à volta da temática. Acabamos por nos deparar com um sistema avaliativo demasiado centrado na classificação e no resultado final do que no processo contínuo da aprendizagem. Num mundo tecnológico, onde verificamos uma grande adesão às novas tecnologias, percebemos que estas causam impacto e que, para além de uma forma de lazer, contribui e bastante para a melhoria do ensino-aprendizagem. Julgamos importante compreender de que forma poderá esta temática ter uma mudança significativa, por parte dos docentes, colocando-os numa posição de formando e tentar contribuir para uma melhoria nas suas práticas avaliativas. Após uma revisão de literatura, optámos pela criação de um pequeno módulo de formação em regime e-Learning, integrado num curso de formação online, promovendo a aprendizagem autónoma, com o intuito de dar a conhecer aos docentes e investigadores da Universidade de Lisboa uma outra forma de avaliar – testes online. A criação deste projeto respeitou vários parâmetros, seguindo o modelo de ADDIE, criado num LMS (Moodle) e orientado para alcançar objetivos. Os formandos são entregues a um processo autónomo de aprendizagem, construindo os seus conhecimentos através da visualização de tutoriais, podendo experimentar e avaliar logo de seguida os seus saberes. Tendo em conta o seu resultado e a sua aplicação, pretendemos que possa vir a ser algo que contribua para as práticas dos docentes e que, de uma forma indireta e muito inicial, abra a mente dos docentes para uma nova visualização das novas tecnologias educacionais. Assumimos a posição de não podermos mudar totalmente estas práticas mas sim de dar um contributo a estas e poder, de antemão, dar a conhecer uma melhor forma no apoio da docência e na aprendizagem dos alunos.
The assessment of learning in modern days has been the target of many opinions and perspectives, showing a significant investment around the topic. We end up facing an evaluation system too focused on classification and the final result than in the continuous process of learning. In a technological world, where we see the impact technology has in our recretional activities, we realize that these can have a positive impact in the improvement of teaching and learning. We also consider important to understand how this issue can affect teachers by placing them in the student's position with the goal to show them how they can improve their assessment practices. After a literature review, we decided to create a small training module system e-learning, promoting autonomous learning, in order to acquaint teachers and researchers of the University of Lisbon another way to assess – through online tests. The construction of the training is made through various parameters, following the model of ADDIE and created an LMS (Moodle) to achieve goals. Trainees are introduced to an independent learning process by building their knowledge through tutorials views. Regarding the results of this study, our goal is to give more value to the assessment practices of tachers and, in a indirect way, open their minds to the way new educational tools can make students have a better learning experience.

Description

Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

Keywords

Avaliação das aprendizagens E-learning Testes de avaliação Trabalhos de projeto de mestrado - 2016

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License