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Conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de física no contexto do estudo de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Mónica Luísa Mendes
dc.contributor.authorTomkelski, Mauri Luís
dc.date.accessioned2025-02-18T14:42:46Z
dc.date.available2025-02-18T14:42:46Z
dc.date.issued2024-02-19
dc.description.abstractA investigação tem como objetivo compreender os contributos do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Física a respeito do ensino da Lei de Ohm. Para tal, examina as aprendizagens dos professores ao utilizarem as tarefas de investigação (TI) e as múltiplas representações (MRs) no ensino da Lei de Ohm. O enquadramento teórico mobilizou quadros conceptuais assentes em três pilares: o PCK, o estudo de aula e as estratégias de ensino. O primeiro pilar discute os conhecimentos profissionais e o PCK dos professores. O segundo aborda os estudos de aula, perpassando a origem, a disseminação e as etapas dessa abordagem, os modelos predominantes na literatura e os resultados de investigação a respeito dos estudos de aula nas Ciências. O terceiro conceitua as estratégias de ensino ao discutir as possibilidades das TI e das MRs no ensino de tópicos da Física. A investigação foi desenvolvida no contexto de um estudo de aula que envolveu quatro professoras de Física, em exercício no 3.º ano do Ensino Médio, em escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram recolhidos por meio da observação participante; entrevistas e registros documentais; diário de bordo; registro de áudio/vídeo das sessões do estudo de aula; das produções escritas das professoras e registros dos alunos, produzidos durante a aula de investigação. A análise qualitativa dos dados foi constituída a partir de análise de conteúdo em busca da resposta às questões de investigação. Os resultados mostram que as professoras realizaram aprendizagens a respeito da implementação de novas abordagens e estratégias de sala de aula; da valorização e do potencial do trabalho colaborativo; do desenvolvimento dos conhecimentos relativos ao conteúdo, aos materiais e aos recursos pedagógicos; do favorecimento da aprendizagem dos alunos a partir de situações abertas e desafiadoras; da ressignificação das dificuldades e erros dos alunos; da valorização das abordagens de formação que favoreçam o desenvolvimento profissional dos professores nas suas distintas dimensões; e da modificação da rotina de sala de aula, centrando o processo no aluno. Quanto ao uso das MRs, os professores aprenderam a respeito da exploração das MRs ao planejar um tópico da Física; na interpretação e realização da transição entre as diversas representações, por familiaridade e convergir para uma compreensão mais profunda; a respeito dos conceitos físicos; da utilização das MRs nas práticas profissionais e no processo de aprendizagem dos alunos; na compreensão das distintas formas de representação; suas relações e interpretações, do mesmo modo que entre as grandezas físicas envolvidas. Também na busca pelo processo de generalização dos conceitos físicos; das relações e das proporções matemáticas entre as grandezas físicas. A partir dos resultados, concluiu-se que o estudo de aula estimula o PCK dos professores na sua prática profissional e possibilita aos participantes aprofundarem o PCK a respeito do conteúdo e da sua prática profissional, devido às aprendizagens proporcionadas por essa abordagem.pt_PT
dc.description.abstractThe research aims to understand the contributions of lesson study to the development of pedagogical content knowledge (PCK) of Physics teachers’ in the teaching of Ohm’s Law. To achieve this goal, it examines teachers’ learning when using inquiry tasks (TI) and multiple representations (MRs) in teaching Ohm’s Law. The theoretical framework mobilized conceptual frameworks based on three pillars: the PCK, lesson study and teaching strategies. The first pillar discusses professional knowledge as well as the PCK of teachers. The second deals with lesson study, traversing the origin, dissemination and stages of this approach, the predominant models in literature and the results of research on lesson study in Science. The third conceptualize teaching strategies by discussing the possibilities of TI and MRs in teaching Physics topics. The investigation was developed in the context of a lesson study that involved four Physics teachers’, working in the 3rd year of high school, in public schools of the state education network in Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected through participant observation, interviews and documentary records, logbooks, audio/video recordings of lesson study sessions, as well as written productions by teachers and student records produced during the investigation class. Qualitative data analysis was based on content analysis in search of answers to research questions. The results show that the teachers learned about the implementation of new classroom approaches and strategies; the appreciation and potential of collaborative work; the development of knowledge related to the content, materials and pedagogical resources; favoring student learning from open and challenging situations; the reframing of students' difficulties and mistakes; valuing training approaches that favor the professional development of teachers’ in its different dimensions; and modifying the classroom routine, centering the process on the student. As for the use of MRs, teachers learned about exploring MRs when planning a Physics topic; the interpretation and realization of the transition between the different representations, by familiarity and converging to a deeper understanding of the physical concepts; the use of MRs in professional practices and the students’ learning process; understanding the different forms of representation, their relationships and interpretations, as well as the physical quantities involved; and in the search for the process of generalization of physical concepts, relationships and mathematical proportions between physical quantities. From the results, it was concluded that the lesson study stimulates the PCK of the teachers in their professional practice and allows deepening the PCK concerning the content and their professional practice, due to the learning provided by this approach.pt_PT
dc.identifier.tid101613997pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/98515
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPCKpt_PT
dc.subjectAprendizagens de professores de físicapt_PT
dc.subjectEstudo de aulapt_PT
dc.subjectMúltiplas representaçõespt_PT
dc.subjectTarefas de investigaçãopt_PT
dc.subjectLei de Ohmpt_PT
dc.subjectPhysics teachers’ learningpt_PT
dc.subjectLesson studypt_PT
dc.subjectMultiple representationspt_PT
dc.subjectInquiry taskspt_PT
dc.subjectOhm’s lawpt_PT
dc.titleConhecimento pedagógico do conteúdo de professores de física no contexto do estudo de aulapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameTomkelski
person.givenNameMauri Luís
person.identifier.ciencia-idEE12-AC5C-866F
person.identifier.orcid0000-0001-6395-7086
person.identifier.ridAAS-5675-2021
person.identifier.scopus-author-id57219272313
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdd9e3329-cae0-4032-a67c-33b2a19508ce
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd9e3329-cae0-4032-a67c-33b2a19508ce
thesis.degree.nameTese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2024pt_PT

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