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Contar histórias de dunas na escola : o litoral e as mudanças ambientais

dc.contributor.authorGaspar de Freitas, Joana
dc.date.accessioned2021-02-15T14:41:06Z
dc.date.available2021-02-15T14:41:06Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.description.abstractNa Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma equipa interdisciplinar está a desenvolver um projeto europeu sobre dunas costeiras. Estes ambientes vistos geralmente como simples “montes de areias” são ecossistemas importantíssimos na dinâmica litoral e têm muitas histórias para contar. Com o objetivo de contribuir para a disseminação da ciência e fomentar a educação ambiental, foi proposto aos professores de uma turma do ensino básico a realização de um trabalho conjunto, para abordar o tema das dunas e desenvolver conteúdos que permitam a sua divulgação nas escolas. O que se apresenta neste artigo é justificação dessa proposta e os materiais que vão ser trabalhados. Espera-se que a experiência, depois de testada, possa ser replicada com outras turmas e grupos etários.pt_PT
dc.description.abstractAt the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon (Portugal), an interdisciplinary team is developing a European project on coastal sand dunes. These environments usually seen as simple “piles of sand” are very important coastal ecosystems and have many stories to tell. In order to foster science dissemination and environmental education, it was proposed to the teachers of a high school class to work together with researchers to develop content that allows the diffusion of dunes literacy at schools. This article presents the justification of this proposal and the materials that will be worked. This experience, once tested, is expected to be replicated with other classes and age groups.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGaspar de Freitas, J. (2021). Contar histórias de dunas na escola: o litoral e as mudanças ambientais. Ambiente &Amp; Educação, 25(3), 224–250. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12473pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12473pt_PT
dc.identifier.eissn2238-5533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/46328
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationSea, Sand and People. An Environmental History of Coastal Dunes
dc.subjectClimapt_PT
dc.subjectZonas Costeiraspt_PT
dc.subjectParticipação públicapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectClimatept_PT
dc.subjectCoastal Zonespt_PT
dc.subjectPublic participationpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.titleContar histórias de dunas na escola : o litoral e as mudanças ambientaispt_PT
dc.title.alternativeTelling stories of dunes at school : the coast and environmental changespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleSea, Sand and People. An Environmental History of Coastal Dunes
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/802918/EU
oaire.citation.endPage250pt_PT
oaire.citation.startPage224pt_PT
oaire.citation.titleAmbiente & Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume25(3)pt_PT
oaire.fundingStreamH2020
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100008530
project.funder.nameEuropean Commission
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication85677b5d-aee2-48b9-80bb-a773f7d6f2e6
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery85677b5d-aee2-48b9-80bb-a773f7d6f2e6

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