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Caracterização dos educadores de infância angolanos: envolvimento, autoconceito e necessidades de formação

dc.contributor.authorBorges, Genoveva A.
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.date.accessioned2019-05-15T13:39:46Z
dc.date.available2019-05-15T13:39:46Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionEncontro realizado nos dias 4 e 5 de Maio de 2018, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.description.abstractO interesse pelo estudo do envolvimento, do autoconceito e da formação dos educadores de infância é visto como essencial na educação, pelo facto de tais variáveis poderem ter fortes influências no desenvolvimento psicossocial das crianças em idade pré-escolar. Os educadores de infância devem assegurar às crianças, além do ensino, modelos positivos de comportamento para um desenvolvimento global, o que requer condições pessoais e profissionais benéficas aos educadores. A presente investigação teve por objetivo caracterizar o envolvimento, o autoconceito e as necessidades de formação dos educadores de infância em Angola, ou seja, saber como se distribuem os educadores pelas dimensões do envolvimento no trabalho, do autoconceito profissional e, ainda, das necessidades de formação, em termos de baixa versus alta autoavaliação. A amostra foi constituída por 198 educadores de infância em serviço efetivo, em infantários de três províncias angolanas - Benguela, Cuanza-Sul e Luanda. Utilizaram-se três escalas, a Escala de Avaliação do Envolvimento, a Escala de Avaliação do Autoconceito e a Escala de Avaliação das Necessidades de Formação dos Educadores de Infância, esta com respostas em três níveis, desde nenhum interesse a interesse elevado, e as duas primeiras com respostas de concordância de 1 a 6. A análise dos resultados permitiu encontrar que a maioria dos educadores de infância apresentou alta autoavaliação, quer no envolvimento no trabalho, quer no autoconceito profissional, quer nas necessidades de formação. No entanto, foi notória a quantidade de educadores com baixo envolvimento no trabalho, com baixo autoconceito profissional e com necessidades de formação apelativas. Explicações dos resultados e implicações para a formação dos educadores em Angola são também apresentadas.pt_PT
dc.description.abstractInterest in the study of the engagement, self-concept and training of early childhood educators is seen as essential in education, because such variables may have strong influences on the psychosocial development of pre-school children. Early childhood educators should assure children, besides teaching, positive behavioral models for global development, which requires both personal and professional conditions that are beneficial to educators. The purpose of the present research was to characterize the engagement, self-concept and training needs of early childhood educators in Angola, this is, to know how children’s educators are distributed through the dimensions of engagement in work, professional self-concept and training needs, in terms of low versus high self-assessment. The sample consisted of 198 full-time childhood educators in nurseries in three Angolan provinces - Benguela, Cuanza-Sul and Luanda. Three scales were used: the Engagement Evaluation Scale, the Self-Concept Assessment Scale, and the Infant Educators’ Training Needs Assessment Scale, with responses at three levels, from no interest to high interest, and the first two with concordance responses from 1 to 6. The analysis of the results allowed finding that the majority of the educators of childhood displayed high self-assessment, both in the engagement in the work, in the professional self-concept, and in training needs. However, the number of childhood educators with low engagement in work, with low professional self-concept and appealing training needs was notorious. Explanations of the results and implications for the training of educators in Angola are also presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBorges, G. A., & Veiga, F. H. (2018). Caracterização dos educadores de infância angolanos: Envolvimento, autoconceito e necessidades de formação. In R. P. Lopes, M. V. Pires, M. L. P. Castanheira, E. M. Silva, G. Santos, C. Mesquita, & P. M. F. Vaz (Eds.), III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de Atas (pp. 135-141). Bragança: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-241-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/38179
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectNecessidades de formaçãopt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.titleCaracterização dos educadores de infância angolanos: envolvimento, autoconceito e necessidades de formaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleIII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de Ataspt_PT
person.familyNameVeiga
person.givenNameFeliciano Henriques
person.identifier.ciencia-idB41B-ECF5-1EDD
person.identifier.orcid0000-0002-2977-6238
person.identifier.scopus-author-id25621658300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8c68d21e-41bb-44d8-b05a-a7c9eb7ec56c
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