Repository logo
 
Publication

Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica

dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.date.accessioned2017-04-19T09:29:15Z
dc.date.available2017-04-19T09:29:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO espaço da biblioteca é reconhecido como um ambiente propício ao estudo, e ainda que fora da sala de aula, contribui para o envolvimento dos alunos na escola. Este estudo desenvolve uma reflexão teórica a partir de dois eixos conceptuais: a psicologia do ambiente e o espaço biblioteca, no âmbito escolar. A psicologia do ambiente é uma área que estuda tudo o que envolve o ser humano. Refere-se ao espaço físico e aos estímulos que nele existem, tais como o som, a paisagem, ou o clima, estudando a forma como o ambiente influencia o indivíduo ou grupos de indivíduos e como o comportamento humano, individual ou social, influi no ambiente. No espaço da biblioteca pode refletir-se sobre uma organização pensada para o estudo e fruição, através da leitura. Os espaços das bibliotecas têm vindo a adaptar-se às circunstâncias dos sistemas educativos de que fazem parte. Eles são também espaços permeáveis e abertos, mutuamente influenciados e influenciadores da comunidade educativa onde se inserem. A articulação destas duas perspetivas é a base para a reflexão sobre o envolvimento do aluno na escola. Sendo as bibliotecas espaços que se inserem no seio de instituições educativas, contribuem para a compreensão do fenómeno educativo e dos vários processos que o constituem. Estes locais (dentro da escola, mas fora da aula) funcionam, num certo sentido, como âncoras de fixação dos estudantes no espaço escolar. As relações com o ensino e a aprendizagem, nomeadamente em termos do envolvimento dos alunos na escola, podem, em resultado da resposta dos estudantes às variáveis ambientais, e das interações daí decorrentes, contribuir para se atingir o sucesso na aprendizagem e prevenir comportamentos negativos, como o abandono ou absentismo escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe library space is looked upon as a favorable environment for studying. Even though it is external to the classroom, it contributes to students’ engagement in school. This study develops a theoretical reflection based on two conceptual axes: environmental psychology and the library space, in the school context. Environmental psychology is a field which studies everything involving the human being. It refers to physical space and to the stimuli that exist in it, such as sound, landscape or climate, studying the way the environment influences individuals or groups of individuals, and how individual or social human behavior influences the environment. The library space allows a reflection about an organization designed for study and fruition, through reading. Library spaces have been gradually adapting to the circumstances of the educational systems that they are part of. They are also permeable and open spaces, being both influenced by and influencers of the educational community where they belong. The articulation of these two perspectives provides the basis for reflection about students’ engagement in school. As libraries are spaces inserted within educational institutional, they contribute to the understanding of the educational phenomenon and of the different processes it consists of. In a way, these places (within the school, but outside the classroom) work like fixation anchors for students in the school space. As a result of students’ responses to environmental variables and of the interactions involved, relationships with teaching and learning (namely in terms of students’ engagement in school) may contribute to achieve at learning and prevent negative behavior, such as school abandonment or truancy.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSanches, T. (2016). Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica. In Veiga, F. H. (Coord.) (2016/2017). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico. Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance (pp. 167-186). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. [ebook].pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27485
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10451/27482pt_PT
dc.subjectBiblioteca Académicapt_PT
dc.subjectEspaços de bibliotecaspt_PT
dc.subjectPsicologia do ambientept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimento dos alunos na escolapt_PT
dc.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académicapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F114362%2F2009/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage186pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico. Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performancept_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameSanches
person.givenNameTatiana
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.ridC-2773-2014
person.identifier.scopus-author-id56499097100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7bbc8376-a4e0-4bf3-8155-882431c68b24
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7bbc8376-a4e0-4bf3-8155-882431c68b24
relation.isProjectOfPublication9105a79f-3454-4165-85c6-e3a6c9963d83
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9105a79f-3454-4165-85c6-e3a6c9963d83

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TSanches II CIEAE Envolvimento dos Alunos na Escola.pdf
Size:
270.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: