Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação do envolvimento dos estudantes no ensino superior: um estudo com a escala quadridimensional EAE-E4D

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste capítulo, aborda-se o constructo Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE), no contexto de ensino superior, privilegiando uma perspetiva quadridimensional que abrange as dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. No sentido de encontrar um instrumento de avaliação adequado ao contexto de ensino superior, realizou-se uma adaptação do questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadridimensional” (EAE-E4D), de Veiga (2013), originalmente desenvolvida para alunos do ensino básico e secundário. Apresenta-se o estudo das propriedades psicométricas da EAE-E4D, aqui numa amostra de 715 estudantes do ensino superior, recorrendo à análise fatorial e à avaliação da consistência interna. Os resultados sublinham as boas qualidades psicométricas da EAE-E4D, destacando a sua adequada utilização, também para o contexto do ensino superior.

Description

Keywords

Envolvimento do aluno no ensino superior Escala EAE-E4D Qualidades psicométricas

Pedagogical Context

Citation

Covas, F., & Veiga, F. H. (2018). Avaliação do envolvimento dos estudantes no ensino superior: Um estudo com a escala quadridimensional EAE-E4D. In R. M. Rigo, J. A. Moreira, & M. I. Côrte Vitória (Orgs), Promovendo o engagement estudantil na educação superior: Reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na Universidade (pp. 139-160). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

EDIPUCRS

CC License