Publication
Artaud & Oficina, Para dar um fim no juízo de deus : corpos insurgentes contra o regime colonial-capitalístico
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Brilhante, Maria João | |
| dc.contributor.author | Gontijo, Bárbara de Pádua | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-03T18:30:44Z | |
| dc.date.available | 2023-02-03T18:30:44Z | |
| dc.date.issued | 2023-01-06 | |
| dc.date.submitted | 2022-07-21 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o texto Pour em finir avec le jugement de dieu (1947), de Antonin Artaud, e sua montagem pelo Teatro Oficina no Brasil, no ano de 2016. O objetivo é conhecer, investigar e compreender como as operações artísticas presentes nessas obras podem contribuir para a decolonização do teatro brasileiro. A análise é feita a partir de um arcabouço teórico que reúne estudos decoloniais e críticos à colonialidade, como os de Aníbal Quijano, Arturo Escobar, Walter Mignolo, Catherine E. Walsh, Antônio Bispo dos Santos, Ailton Krenak e, principalmente, Suely Rolnik. A noção de insurreição micropolítica da filósofa brasileira baliza este estudo, que busca encontrar, na arte, uma possibilidade de ação insurrecional ao regime social e político sob o qual estamos submetidos. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The aim of this thesis is to analyse the play Pour em finir avec le jugement de dieu (1947), by Antonin Artaud, and its 2016 performance by Teatro Oficina in Brazil. The goal is to know, investigate and understand how their existing artistic works are able to contribute to the decolonization of the Brazilian theatre. Thus, my analysis is based on a theoretical framework that brings together decolonial and critical studies of coloniality, such as those by Aníbal Quijano, Arturo Escobar, Walter Mignolo, Catherine E. Walsh, Antônio Bispo dos Santos, Ailton Krenak and, mainly, Suely Rolnik. In addition, this study is guided by the Brazilian philosophical notion of micropolitical insurrection. It seeks to find in art the possibility to take insurrectionary actions against the social and political regime under which we are subjected. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203197917 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/56151 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Artaud, Antonin, 1896-1948 - Crítica e interpretação | |
| dc.subject | Artaud, Antonin, 1896-1948 - Influência | |
| dc.subject | Teatro Oficina. - (São Paulo, Brasil) | |
| dc.subject | Pour en finir avec le jugement de dieu - Adaptações teatrais - séc.21 | |
| dc.subject | Teatro - Brasil - séc.21 | |
| dc.subject | Teatro e política - Brasil | |
| dc.subject | Descolonialidade | |
| dc.subject | Teses de mestrado - 2023 | |
| dc.title | Artaud & Oficina, Para dar um fim no juízo de deus : corpos insurgentes contra o regime colonial-capitalístico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Estudos de Teatro | pt_PT |
