Publication
Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
dc.contributor.author | Guerra, Rita | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ricardo Borges | |
dc.contributor.author | Carmona, Margarida | |
dc.contributor.author | Barreiros, Jorge | |
dc.contributor.author | Aguiar, Cecília | |
dc.contributor.author | Alexandra, Joana | |
dc.contributor.author | Costa-Lopes, Rui | |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T15:36:20Z | |
dc.date.available | 2019-07-25T15:36:20Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Partindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Guerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-685-088-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/39242 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Alto Comissariado para as Migrações | pt_PT |
dc.relation | Fundo Europeu para Integração de Nacionais de Países Terceiros | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/177157/Estudo+OM+64.pdf | pt_PT |
dc.subject | Preconceito | pt_PT |
dc.subject | Migrações | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.title | Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Costa-Lopes | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | C219-9FA7-8002 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1509-6397 | |
person.identifier.rid | M-6050-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 25929095800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ce993664-8733-474d-b546-7193078fcd05 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ce993664-8733-474d-b546-7193078fcd05 |