Repository logo
 
Publication

Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação

dc.contributor.authorGuerra, Rita
dc.contributor.authorRodrigues, Ricardo Borges
dc.contributor.authorCarmona, Margarida
dc.contributor.authorBarreiros, Jorge
dc.contributor.authorAguiar, Cecília
dc.contributor.authorAlexandra, Joana
dc.contributor.authorCosta-Lopes, Rui
dc.date.accessioned2019-07-25T15:36:20Z
dc.date.available2019-07-25T15:36:20Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractPartindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuerra, R., Rodrigues, R. B. (Coord.), Carmona, M., Barreiros, J., Aguiar, C., Alexandre, J., Costa-Lopes, R. (2019). Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação. Lisboa: Alto Comissariado para as Migraçõespt_PT
dc.identifier.isbn978-989-685-088-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/39242
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAlto Comissariado para as Migraçõespt_PT
dc.relationFundo Europeu para Integração de Nacionais de Países Terceirospt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/177157/Estudo+OM+64.pdfpt_PT
dc.subjectPreconceitopt_PT
dc.subjectMigraçõespt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.titleInclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
person.familyNameCosta-Lopes
person.givenNameRui
person.identifier.ciencia-idC219-9FA7-8002
person.identifier.orcid0000-0002-1509-6397
person.identifier.ridM-6050-2013
person.identifier.scopus-author-id25929095800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationce993664-8733-474d-b546-7193078fcd05
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryce993664-8733-474d-b546-7193078fcd05

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ICS_RCLopes_Inclusao.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections