Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Paideia e Zhìzhonghé: o design do cidadão ideal na Grécia e China antigas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10_AnaVasques_Convocarte_12.pdf358.36 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando estudamos a importância do termo Paideia no contexto da filosofia e cultura ocidental, ficamos com a curiosidade de saber se algo semelhante tomou lugar em mais alguma parte do mundo. Após investigação che- gámos à conclusão que existe um termo semelhante na China: Zhízhonghé, que concomitantemente foi refletido e estudado durante o período análogo ao de Paideia. Assim, o tema explorado neste artigo pretende perscrutar os fundamentos da educação na Grécia e na China antiga, tomando como base a importância do conceito de Paideia (Grécia antiga) e Zhízhonghé (China antiga) no design do cidadão ideal no período entre o séc. VIII e III a. C. Nesta altura, tanto de um lado como do outro, estabeleceram-se os pilares das duas civilizações nas suas se- melhanças e diferenças que resultaram na construção político-social que verificamos até hoje. A análise destes termos conduz a uma reflexão que busca o entendimento aprofundado das bases culturais estruturais de ambas civilizações no que diz respeito ao ideal de educação dos cidadãos.

Description

Keywords

Paideia Zhízhonghé Cidadão Ideal 致中和

Pedagogical Context

Citation

In: Convocarte, nº12 (set. 2022): Arte e paideia, p. 125-140

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

CC License

Altmetrics