Repository logo
 
Publication

A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE

dc.contributor.authorDe Oliveira, Paula Fernanda Diogo
dc.contributor.authorVeiga Simão, Ana
dc.contributor.authorFerreira, Paula
dc.date.accessioned2024-02-08T09:23:19Z
dc.date.available2024-02-08T09:23:19Z
dc.date.issued2020-06
dc.date.updated2024-01-31T21:55:21Z
dc.description.abstractAutorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.pt_PT
dc.description.abstractSelf-regulated learning involves reflecting on the use of educational resources to manage what, when, how, with whom, and why to learn. Thus, this study investigated the relationship between students’ perceptions regarding the planning, execution and self-evaluation of learning and the selection of Moodle resources and activities. A total of 438 middle school students (grades 7-9) responded to the Inventory of Resources and Activities in Moodle Environments and to the Inventory of Self-regulated Learning in Moodle Environments. A regression analysis showed that the students’ perception about the planning, execution and self-evaluation of learning predicted the selection of resources and activities pertaining to information availability and work accomplishment, but not to collaboration/interaction in all phases of work regulation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 461-474. https://doi.org/10.1590/198053146279pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/198053146279pt_PT
dc.identifier.eissn1980-5314
dc.identifier.issn0100-1574
dc.identifier.slugcv-prod-2203661
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/62506
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6279pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectMeios de ensinopt_PT
dc.subjectTecnologia educacionalpt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectTeaching resourcespt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.titleA Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLEpt_PT
dc.title.alternativePerceived Self-regulation as a Predictor of Resource use in MOODLEpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage474pt_PT
oaire.citation.issue176pt_PT
oaire.citation.startPage461pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume50pt_PT
person.familyNamede Oliveira
person.familyNameVeiga Simão
person.familyNameda Costa Ferreira
person.givenNamePaula Fernanda Diogo
person.givenNameAna
person.givenNamePaula Alexandra Nunes
person.identifier.ciencia-id3816-04FD-C6E5
person.identifier.ciencia-id7115-EC2B-AEAC
person.identifier.orcid0000-0001-7000-8188
person.identifier.orcid0000-0003-3652-5573
person.identifier.orcid0000-0001-8679-4566
person.identifier.ridN-1121-2016
person.identifier.scopus-author-id54974120700
rcaap.cv.cienciaid7115-EC2B-AEAC | Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf1a83297-626d-4959-ac12-8b7c9248ec77
relation.isAuthorOfPublicationf67b94cb-c09e-4ee8-b70b-fb1433d73e4e
relation.isAuthorOfPublication6791e802-c14a-4f23-a3b5-c8244a5cd62e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1a83297-626d-4959-ac12-8b7c9248ec77

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Oliveira_et_a__2020_open.pdf
Size:
304.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: