Repository logo
 
Publication

O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática

dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2011-09-12T15:26:33Z
dc.date.available2011-09-12T15:26:33Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractNa sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.por
dc.description.abstractIn their practice, professionals of education face countless problems, some of which of high complexity. Instead of waiting for solutions coming from the outside, many of them are trying to research directly those problems. This paper discusses the features of such kind of research. The discussion is illustrated by the journey of a group of mathematics teachers and teacher educators from several school levels, based in symbolic interactionism. However, the proximity between subject and object rises to the researcher that studies his/her own practice specific problems, quite different from those that face the researcher that studies alien cultures. The paper analyses this and other epistemological, methodological, and ethical problems that are involved in this kind of research and discusses its potentialities as a form of construction of valid knowledge about education.
dc.identifier.citationPonte, J. P. (2005). O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática. Revista Pesquisa Qualitativa, 1, 107-134.por
dc.identifier.issn1809-0257
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/4086
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectParadigmapor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectParadigmpor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.subjectPractitioner Researchpor
dc.subjectMetodologia de investigaçãopor
dc.titleO interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria práticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage134por
oaire.citation.startPage107por
oaire.citation.titleRevista Pesquisa Qualitativapor
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f7f6671-c6f0-4f10-8b88-822e768553bf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
05-Ponte_SIEPQ_.pdf
Size:
75.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: