Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O legado dos projectos TIC no 1.ยบ ciclo : estudos de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie040111_tm.pdf2.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Entre o aparecimento do projecto Minerva que introduziu pela primeira vez as TIC nas escolas do primeiro ciclo e a actualidade decorreram pouco mais de duas dรฉcadas. Mas o tamanho das transformaรงรตes tecnolรณgicas e a forma como se inserem no quotidiano escolar sรฃo bem maiores: a noรงรฃo de que o tempo nรฃo รฉ absoluto mas sim relativo e, portanto, dependente da velocidade do observador. ร€ forma como as TIC teimam em ocupar muitas das rotinas escolares junta-se agora a forma como sรฃo percepcionadas, traduzidas no discurso legislativo e educativo: da preocupaรงรฃo em โ€œintegrarโ€ as TIC no currรญculo passou-se ร  noรงรฃo de que รฉ necessรกrio โ€œincorporรก-lasโ€. Protagonizando uma nova era, o computador aumentou e potenciou os canais atravรฉs dos quais os indivรญduos (neste caso, alunos e professores) recebem a sua imagem da realidade, transformando o modo como nos comportamos e pensamos - a nossa โ€œmemรณria socialโ€. No caso do estudo que apresentamos escolhemos duas escolas que haviam participado em dois dos projectos iniciais de promoรงรฃo das TIC junto de escolas do primeiro ciclo. Observando a prรกtica de dois professores, em contexto de sala de aula, procurรกmos indรญcios do que porventura tivesse perdurado dessas boas prรกticas. Passado pouco mais de uma dรฉcada, verificรกmos que muito pouco restara dessa participaรงรฃo. Porรฉm, serรฃo de relevar as memรณrias dos professores envolvidos bem como a atitude de abertura para o uso das TIC em meio escolar. Esta constataรงรฃo remete-nos para a sustentabilidade deste tipo de projectos e para a necessidade de amplificar o impacto de resultados positivos porventura obtidos. Permite-nos ainda concluir que neste tipo de projectos os resultados serรฃo tanto mais positivos quanto maior for a capacidade de os replicar no tempo, e isto depende das pessoas: do modo como integram a informaรงรฃo e a processam e da capacidade de lhe encontrar sentido. Uma nova cultura requer novas estratรฉgias educacionais mas, acima de tudo, investimento nas pessoas, conferindo-lhes o empowerment que, sendo o processo pelo qual se atribui influรชncia ou poder acrescido ร s pessoas, se traduz no seu envolvimento nas decisรตes, concedendo-lhes autonomia.
A little over two decades have passed since the Minerva project first introduced ICT to primary schools. The size of the technological changes and how they fit into the daily school life are greater; however, given that the notion that time is not absolute but relative and therefore dependent on the speed of the observer. The way in which ICT insists on occupying many of school routines is joined by the way they are perceived, as reflected in legislative discourse and education: the need to "integrate" ICTs in the curriculum began with the notion that they must be โ€œembeddedโ€. Stars of a a new era, computers have increased and potentiated the channels through which individuals (in this case, students and teachers) receive the image of reality, transforming the way we behave and think โ€“ in other words, our "social memory". For the present case-study we chose two of the schools that had participated in both of the initial projects promoting ICT in primary schools. Observing the practice of two teachers in the classroom context, we sought evidence of practices that might have persisted through time. After little more than a decade, we found that very little was left of this practice. Nevertheless, the testimonies of the teachers involved and their openness to the use of ICT in schools are noteworthy. This observation points us to the sustainability of such projects and the need to amplify the impact of positive results. Furthermore, it allows us to conclude that the results on this type of project will be more positive, given their greater ability to be replicated through time, and that it depends on the people involved: how they integrate and process information and their ability to make sense of it. A new culture requires new educational strategies; above all, it requires investment in people, giving them empowerment. That is the process by which influence or power is attributed to people, which reflects in their involvement in decision-making and gives them autonomy.

Description

Tese de mestrado, Educaรงรฃo (Tecnologias de Informaรงรฃo e Comunicaรงรฃo e Educaรงรฃo), Universidade de Lisboa, Instituto de Educaรงรฃo, 2012

Keywords

Novas tecnologias da informaรงรฃo e da comunicaรงรฃo Ensino bรกsico (1ยบ ciclo) Tecnologias educativas Teses de mestrado - 2012

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License