Repository logo
 
Publication

A introdução do processo artístico no ensino de Educação Visual

dc.contributor.advisorFróis, Virgínia, 1954-
dc.contributor.authorMarques, Elsa Carina Galvão, 1984-
dc.date.accessioned2013-04-23T12:15:32Z
dc.date.available2013-04-23T12:15:32Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionRelatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012por
dc.description.abstractO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada intitulado “A introdução do processo artístico no ensino de Educação Visual” pretende retratar a experiência de estágio efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa. A prática letiva foi desenvolvida na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Nuno Gonçalves em Lisboa, com uma turma do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico para a disciplina de Educação Visual tendo sido acompanhada pelo professor orientador. Para além de descrever o projeto pedagógico desenvolvido com a turma com vista a responder às necessidades, interesses e aprendizagem dos alunos; o proposto relatório pretende apresentar uma nova perspetiva para o leccionamento da disciplina de Educação Visual que incluí uma revisão dos seus conteúdos programáticos, considerando uma abordagem próxima ao processo artístico na prática contemporânea. Trata-se portanto de investigar sobre como o processo artístico das artes plásticas poderá influenciar a prática de ensino, nomeadamente no caso do professor-artista, figura central neste estudo. Para tal, foi investigado o seu contributo para o ensino e realizadas entrevistas a alguns professores-artistas, servindo como base para as reflexões aqui apresentadas.por
dc.description.abstractThe Report of Supervised Teaching Practice entitled "The introduction of the artistic process in Visual Education class " seeks to describe the internship experience within the Master in Visual Arts Teaching of the University of Lisbon. The teaching practice was developed in the Nuno Gonçalves School in Lisbon, with a class of the 9th grade for the discipline of Visual Education and supervised by the class teacher. As well as describing the educational project developed with the class in order to meet the students needs, interests and knowledge; the proposed report aims to present a new perspective to the teaching and learning processes for the Visual Education subject. This included a review of the curriculum considering an approach close to the artistic process in the contemporary art practice. It is therefore to investigate how the artistic process of the visual arts can influence the teaching practice, especially in the context of the teacher-artist, a crucial figure for this report. As a starting point for the ideas on this report, interviews with a few teachers-artists were conducted, as well as investigated their contribution for the teaching practice.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8369
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino artístico - Portugalpor
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectCriatividade (Educação)por
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012por
dc.titleA introdução do processo artístico no ensino de Educação Visualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie043322_tm.pdf
Size:
162.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: